Morre Antonio Xavier Paes – Um dos símbolos da classe ferroviária

Não foram poucas às vezes, que na plataforma da Estação Ferroviária ‘União’, que eu passava horas conversando com o amigo Antonio Xavier Paes, ouvindo detalhes históricos da ferrovia. 

No escritório da Associação dos Ferroviários Aposentados, na estação, ele mostrava com orgulho fotos, revistas, jornais e livros sobre a ferrovia, desde a RVPSC (Rede Viação Paraná Santa Catarina) até a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). 

E da plataforma demonstrava sua tristeza com o estado em que se encontra a Estação ‘União”, construída exatamente na divisa do Paraná e de Santa Catarina, simbolizando a indissolúvel união das cidades irmãs de União da Vitória e de Porto União, que até outubro de 1916 foram uma só: Porto União da Vitória.

Lamentava também o estado precário dos vagões e, principalmente, da histórica Maria Fumaça 310, que está sendo corroída pelo tempo na Praça do Contestado. 

Por um determinado período, o aposentado ‘seo’ Paes, como era chamado por todos, com galhardia vestia seu uniforme de chefe de trem e comandava alguns passeios realizados há alguns anos atrás, com a 310 conduzindo vagões com centenas de famílias que levavam seus filhos para sentir a emoção de um passeio de trem, que já foi o principal meio de transporte de cargas e passageiros até perto da metade século passado.

Ele lamentava alguns fatos ocorridos, que me confidenciava, acreditando na minha discrição, mas convicto de que o  empresário/vereador Élio Weber, que conta com o apoio de um grupo de pessoas responsáveis, está com todas as condições de ainda recuperar a 310 e restabelecer o trecho ainda possível para passeios turísticos na ferrovia.

A notícia da sua morte, aos 84 anos, em circunstâncias lamentáveis, deixa comunidade das cidades geminadas profundamente consternadas, bem como sua família.

A ferrovia, que já foi um dos principais instrumentos do progresso de nossa região, com a morte de Antonio Paes Xavier, sofre uma grande perda, inegavelmente, uma das mais importantes da sua história.  

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *