Cronograma de construção da nova ponte está sendo rigorosamente cumprida

A construção da nova ponte ligando o centro da cidade do populoso distrito de São Cristóvão pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com recursos do Estado definidos ainda na gestão do governador Carlos Alberto Richa, desde o seu início, apesar de alguns obstáculos causados por período de chuvas, prossegue em ritmo acelerado.

A verdade é que, mesmo que alguns gestores e políticos possam ter cometido possíveis ilícitos, não podem ser ignorados, como o ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, que não mediu esforços para a liberação dos recursos para a gigantesca obra.

Também não é justo deixar de destacar que o arrojado projeto da nova ponte foi elaborado pela equipe do prefeito Santin Roveda. Até a aprovação do projeto foram muitas as idas até o DER na capital do Estado.

Outros projetos importantes também viabilizados ainda na gestão de Beto Richa, como a revitalização do ginásio de esportes ‘Isael Pastuch’ e o estádio municipal ‘Antiocho Pereira’ já estão concluídos.

O asfaltamento da rua Braulina Pigatto, com mais de um quilômetro, teve problemas na contratação da empresa, mas o problema já está resolvido. 

Já o asfaltamento da rua Leandro Muzzolon, com mais de três quilômetros de extensão, ligando a PR-476 à BR-153 também está em andamento.

O que vem preocupando o prefeito Santin Roveda é o imbróglio causado pela empresa que venceu a concorrência para a revitalização da histórica Praça Coronel Amazonas. 

A lei 8.666 (das licitações) foi criada pelo Governo Federal para tornar mais transparente a contratação de obras públicas, mas conta com um conteúdo que deixa a desejar, estando inclusive sendo analisada no Congresso Nacional para sofrer mudanças. 

Na ânsia de vencer concorrências para realizar obras públicas, caso da Praça Coronel Amazonas, que já tem os recursos garantidos, empresas se habilitam e, respaldadas pela legislação atualmente em vigor, vencem os processos, mas muitas vezes sem as necessárias condições técnicas e até financeiras.

No Caso da Praça, empresa que venceu, num processo licitatório normal, fiscalizado inclusive por organismo do Governo do Estado (Paraná Cidade), foi um dessas, lamentavelmente. 

O contrato foi rompido e agora uma nova licitação está sendo iniciada. Infelizmente. Significa que até a concretização do novo processo licitatório, vai demorar ainda algum tempo. 

E não adianta criticar o prefeito e sua equipe. Eles estão ‘amordaçados’ pela famigerada burocracia de uma lei que veio para tornar transparente as obras públicas. Mas a obra vai ser realizada, podem ter certeza.

A construção da nova ponte, do ‘Isael Pastuch’ e do estádio ‘Antiocho Pereira’ é a constatação de que quando empresas capazes vencem as licitações, as obras são realizadas.

Injusto deixar de destacar o empenho do deputado Hussein Bakri, que mesmo como suplente, foi mantido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, inclusive na liderança do Governo, e que avalizou todas as obras iniciadas no governo de Beto Richa em União da Vitória, impedindo que nenhuma delas sofresse solução de continuidade. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *