Alcides Fernandes Luiz morre aos 91 anos nesta quinta-feira (29/08/19)

Alcides Fernandes Luiz nos deixou para sempre e é com o coração quebrado em mil pedaços, e os olhos cegados pelas lágrimas, que sua dedicada esposa Zilá e filhos, bem como toda a população de União da Vitória, lhe dá o último adeus.

A luta de Alcides foi de grande dedicação e prolongada por muitos anos como homem público e a todos impressionou com seu espírito guerreiro e persistente. A doença e a idade por fim o venceu, mas lutou e a todos deu um grande exemplo de coragem e espírito positivo.

Agora encontramos algum conforto em saber que já não está mais sofrendo, que agora está em paz e em um lugar melhor. Ficará para sempre a saudade, o amor e o exemplo que deixou não só para seus familiares, mas todos nós um grande legado. 

Foi um privilégio conhecer e conviver com o Alcides, que descansa em paz e talvez um dia nos possamos voltar a encontrar.

Em vida, além de empresário, Alcides Fernandes Luiz teve, durante décadas, participação relevante em atividades sociais, esportivas e, principalmente, pública.

Na metade da década 60 do século passado foi vereador e presidente da Câmara Municipal de União da Vitória.

Em 1972, tendo como companheiro de chapa o saudoso deputado Domício Scaramella, foi eleito prefeito municipal, exercendo com dedicação seu mandato, com realizações marcantes, com destaque para a criação da primeira instituição de ensino superior municipal – Face – e valioso apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da indústria e incentivo à criação da bacia leiteira da região.

Além do vice-prefeito Scaramella, Alcides contava com o apoio voluntário de homens honrados (de saudosa memória), entre os quais os advogados Moacir de Mello, Roberto Cyro Corrêa, além da maioria dos líderes da classe empresarial, entre os quais Nelson Dissenha.

Em 1982, tendo como companheiro a vice o cartório Hilário Clivatti (também de saudosa memória), Alcides foi eleito pela segunda vez prefeito para um mandato de seis anos, concluindo sua gestão com uma série de obras significativas, entre as quais o parque de exposições da Fricesp, que durante muitos anos serviu para mostrar ao Paraná e até para o Brasil o potencial da economia da região de União da Vitória e também de Porto União.

O grande desafio do prefeito Alcides Fernandes Luiz, em 1983, primeiro ano de seu segundo mandato como prefeito, foi a grande enchente, com consequências dramáticas para União da Vitória.

Mas conseguiu comandar aquela “inesquecível” situação com muita competência, contando com o apoio direto do saudoso governador José Richa e de toda a estrutura do Governo do Estado, com destaque para a rápida construção da Ponte ‘Domício Scaramella’.

Sem fazer parte oficialmente de sua equipe, como jornalista, sempre acompanhei o político e grande gestor Alcides Fernandes Luiz, com o orgulho de contar com sua confiança, recebendo dele em várias ocasiões a tarefa e o privilégio de redigir os discursos que ele tinha que proferir em eventos oficiais.

As últimas homenagens dos amigos e da comunidade a Alcides Fernandes Luiz serão prestadas a partir das 12 horas desta quinta-feira (29) no Velatório Santa Bárbara e o sepultamento será amanhã, sexta-feira  (30), às 10 horas, no Cemitério Municipal de Porto União, no jazigo da Família Fernandes.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *