Finalmente, depois de muitos pedidos, uma limpeza no Vau

Anos atrás, através da iniciativa da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), no acesso do Vau do Iguaçu, descoberto por Siqueira Cortês no século 19, com o apoio das Prefeituras de Porto União e de União da Vitória, foram construídos monumentos, com a colocação de placas registrando a importância daquele espaço para a história da nossa região. 

Na verdade o Vau foi uma espécie de artéria responsável pela criação de nossas cidades, ainda pertencentes ao Estado do Paraná.

A cerimônia inaugural foi memorável, com a presença de mais de 100 cavaleiros que percorreram praticamente todo o trajeto dos tropeiros até o Vau. Os tropeiros conduziam o gado do Rio Grande do Sul, passando pelo Vau, até o Estado de São Paulo.

Posso estar enganado, mas como a ALVI não dispõe de recursos financeiros nem estrutura técnica, a manutenção do magnífico monumento ficou por conta das duas municipalidades, com o compromisso dos prefeitos daquele período.

Mas esse compromisso não foi mantido e o monumento acabou abandonado, até com as placas sendo arrancadas e o mato tomando conta.

Agora, passados alguns anos, finalmente, a Prefeitura de União da Vitória tomou providências. Lamenta-se, contudo, o roubo das placas com os históricos do Vau.  (As fotos são da senhora Ivanira Olberts).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *