27º Batalhão comemorou os 165 anos da PM paranaense em solenidade especial

A entrega de medalhas a autoridades, empresários, representantes da comunidade e para membros da própria corporação marcou a solenidade alusiva aos 165 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 

A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (09/08) na sede do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em União da Vitória, e contou com a presença de autoridades civis, militares, do legislativo municipal e do judiciário. A cerimônia foi presidida pelo ten-cel Renato dos Santos Taborda, comandante do 27º BPM. 

Oficiais da reserva, da ativa e membros da Polícia do Paraná foram homenageados com horarias. Destaque na mesma cerimônia à concessão de honrarias ao ten-cel Damásio Douglas Nogueira Junior, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Engenharia e Combate Blindado; ao ten-cel da PM/SC Silvano Sasinski, comandante do 3º Batalhão sediado em Canoinhas; ao coronel Jorge Adriano Machado Gomes, do Comando do Corpo de Bombeiros no Oeste de Santa Catarina; e capitão Marcos Colla, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros de Porto União, além de oficiais da PM paranaense. 


A leitura da Ordem do Dia do atual comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Mattos, foi lida pelo professor/historiador Aluízio Wittiuk, cujo teor destaca a importância do trabalho da instituição no Paraná, sendo um dos principais instrumentos para a manutenção da ordem e cumprimento das leis no território paranaense.

HISTÓRICO – A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.

No Site, postagens anteriores, destacam a passagem dos 165 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, com destaque notadamente para a trajetória da história da instituição.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *