Egresso do curso de Direito da Uniguaçu é empossado como Promotor Público
O egresso do curso de Direito do Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu, Miguel Germano Podanosche, é um dos novos membros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A posse como Promotor de Justiça ocorreu no início do mês de julho em Porto Alegre, após ser aprovado no 48º Concurso realizado pelo Ministério Público. A sessão solene, realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos vinte e um novos empossados.
Miguel é formado em Direito na Uniguaçu desde o ano de 2012. “Minha história na Uniguaçu começou em 2008. Venho de uma família que nunca dispôs de muitos recursos financeiros e, por isso, cursei todas as séries dos níveis fundamentais e médio pelo sistema público de ensino. Graças à nota que obtive no Enem de 2007, pude auferir uma bolsa de 100% no Prouni, o que facilitou, e muito, minha participação no curso de Direito”, afirma.
Antes mesmo de concluir a graduação Miguel teve bons resultados em outros concursos públicos, em especial no de Técnico Judiciário da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, cargo para o qual foi nomeado e ocupou por 6 anos. “Também fui aprovado no VIII Exame Nacional da OAB, tendo obtido a média de 9,75 na prova de segunda fase.”
Quanto à opção por ser Promotor de Justiça, ela foi construída ao longo da graduação. Miguel teve a oportunidade de estagiar junto ao Ministério Público de Santa Catarina e o Ministério Público Federal desde o quinto período do curso, o que fez dele um grande apaixonado pela carreira e pela instituição. “Evidentemente, a realização de um sonho tão ousado demandou muitos esforços e abnegações de minha parte. Mas a Uniguaçu também tem o seu quinhão de glória nessa longa jornada.”
Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Sandro Perotti, esta conquista individual é motivo de muito orgulho para todos aqueles que fazem parte do colegiado de Direito, especialmente para aqueles professores que de alguma forma acompanharam a sua brilhante passagem pela Instituição. “O Miguel surpreendeu desde o primeiro contato em sala de aula. A conquista dele é resultado de todo o seu trabalho e dedicação. É um orgulho para este professor e amigo, e também uma inspiração para todos aqueles que fizeram e fazem parte do nosso corpo discente.”
A Posse
Não por outra razão, prestigiaram a sua posse a Drª Francielle Podanosche e o Dr. José Tadeu Makiak Júnior, dois advogados de altíssimo gabarito, também egressos da Uniguaçu. “A Instituição não tornou apenas meus colegas de diploma, mas meus consortes de vida. Isso porque os bons tempos de faculdade permitiram-me conhecer a mulher com quem um dia casaria e consolidar uma amizade que vinha desde o ensino fundamental.”
Miguel diz ter profunda gratidão aos cinco anos que passou pelos corredores da Uniguaçu. “E aos que, assim como eu, pretendem envidar esforços em projetos de relevo, lembro que, certa vez, um querido professor da própria Uniguaçu, citando o cancioneiro popular, proclamou à minha turma que ‘cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz’.” (Da Assessoria da Uniguaçu).