Histórica Maria Fumaça 310, finalmente, será recuperada
A Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) foi extinta, transferindo todo seu patrimônio para o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes.
Anos atrás, acho que na década de 70, a extinta RFFSA transferiu para a Prefeitura de União da Vitória a responsabilidade de cuidar da histórica locomotiva 310, que ficou em exposição durante algumas décadas na Praça Visconde de Nácar.
Posteriormente passou por reforma e chegou a ser utilizada para viagens de turismo no trecho ferroviário localizado no município catarinense de Porto União, já que o que ligava União da Vitória até Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, a ferrovia foi totalmente erradicado.
Contudo, a velha 310 acabou ‘abandonada’. Deixamos de comentar os motivos do ‘abandono’.
Sou submetida a uma ‘reformazinha’, mas que serviu como atração num final de ano quando foi transportada para a Praça do Contestado e decorada, chamando a atenção de milhares de pessoas, principalmente das crianças.
Com a recente manifestação do prefeito Santin Roveda de transferir a 310 para o Instituto Cultural Grunenwald de Porto União, a 310 deve nos próximos dias ser transportada, numa carreta por rodovia, até à cidade de Rio Negrinho, que conta com uma estrutura em condições de recuperar a locomotiva.
O Instituto Cultural Grunenwald que trabalha na construção de sua sede às margens da Avenida dos Ferroviários e na recuperação do trecho catarinense da ferrovia que conta com atrativos naturais belíssimos, principalmente túneis, é que está providenciando o transporte da 310 até Rio Negrinho.