Mulheres de União da Vitória participam das atividades do ‘Ônibus Lilás’

Nesta terça-feira, ações serão concentradas em frente da UBS da Sagrada Família durante a manhã e à tarde na Escola Municipal Maridalva de F Palamar, no São Braz.

Beleza, saúde, aconselhamento psicológico, orientações assistenciais e jurídicas. Esses são os serviços que estão sendo oferecidos pelo Ônibus Lilás em União da Vitória. Na manhã desta segunda-feira, 01, o veículo estava estacionado na Praça Alvir Reisemberg, em frente à Câmara de Vereadores, no Centro da cidade.

O Ônibus Lilás é uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), CEJUSC e da vereadora Alandra Roveda em parceria com a Prefeitura de União da Vitória e outras entidades e comércios da cidade. “Eu como representante das mulheres de União da Vitória estou sempre atrás de ações para contribuir com a vida delas”, destaca a vereadora.

O objetivo da ação é a prevenção da violência contra a mulher, conscientização sobre a lei Maria da Penha e a importância de saber que a agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. “A lei Maria da Penha está sendo explicada detalhadamente para que as mulheres saibam quais as formas de combater preconceitos e atitudes que abalam o psicológico. Ser mulher não é fácil. Elas merecem respeito”, afirma o Prefeito Santin Roveda, que participou do evento. O vice-prefeito, Bachir Abbas também compareceu: “A gente só vai conseguir diminuir a violência contra a mulher através da conscientização. Por meio de eventos como este”, ressalta.

Segundo a primeira-dama, Ana Cláudia Roveda, apesar desses serviços serem oferecidos pelo CREAS para mulheres, o ônibus é uma iniciativa diferente para elas. “Ás vezes, a mulher está sofrendo violência e nem sabe como proceder. Mas, além disso, o ônibus traz muitas outras coisas para as mulheres”, diz.

Além das atividades em relação a prevenção da violência contra a mulher, também estão sendo oferecidos serviços de saúde, como testes rápidos de Hepatite B, C, Sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia e diversas vacinas. Maquiagem, corte de cabelo, sobrancelha também podem ser feitos de graça. A dona de casa, Ariele de Oliveira, aproveitou a oportunidade para fazer a sobrancelha. “É um evento muito bom, importantíssimo para nós mulheres”, destaca. (Assessoria da PMUVA).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *