O Corpus Christi, nesta quinta-feira (20), é feriado comemorado pela religião católica
É a penúltima data (ainda tem 15 de novembro) que vai proporcionar um feriadão em 2019, já que, com exceção dos serviços essenciais, a maioria dos órgãos públicos municipais, estaduais, federais e estabelecimentos de ensino, não funcionam na sexta-feira. Mas o feriadão não será em todos os municípios, caso da Prefeitura de União da Vitória que terá expediente normal na sexta-feira. A decisão tem relação a quinta-feira da semana que (27), que é feriado religioso municipal obrigatório, consagrado ao padroeiro do município, Sagrado Coração de Jesus.
Já a Prefeitura de Porto União e todos os seus demais setores, com exceção dos considerados essenciais, fecham nesta quinta-feira (18) e só reabrem na segunda-feira (24). Os bancos fecham amanhã, mas funcionam normalmente na sexta-feira (21).
Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
Vale lembrar que, mesmo sendo celebrado em quase todas as localidades brasileiras, o Corpus Christi não é oficialmente um feriado nacional.
No entanto, as capitais brasileiras costumam aderir ao feriado de Corpus Christi. Órgãos municipais ou estaduais não têm expediente neste dia, nas localidades onde é decretado feriado. O comércio abre em algumas cidades, no entanto em horário diferenciado.
Corpus Christi é feriado facultativo
O Corpus Christi no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.
Em Porto União/União da Vitória, já uma tradição histórica, essa data é feriado, bem como nos estados de Santa Catarina, Paraná, enfim de todos do país.
Significado de Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.
O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Origem do Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Comemorações no Brasil
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Em nossas cidades são realizadas as procissões tradicionais, com a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores.