Exploração do xisto agrícola vai gerar 3 mil empregos em São Mateus do Sul

Deputado Hussein Bakri intermediou agenda do Prefeito Luiz Adyr em Curitiba para tratar do projeto pensado pela Petrosix São Mateus do Sul está perto de concretizar uma nova forma de exploração do xisto que vai gerar renda e 3 mil empregos para o município. Numa agenda intermediada pelo Deputado Hussein Bakri (PSD), o Prefeito Luiz Adyr e a direção da Petrosix discutiram com o Governo do Estado a liberação do xisto para produção de fertilizantes. Além de desenvolver a economia local, o produto vai baratear o custo dos insumos agrícolas.

“Essa é uma pauta que só trará reflexos positivos. O Estado ganha com aumento de arrecadação; o município e a população ganham economicamente; e os produtores rurais terão um custo menor de produção”, afirmou Hussein Bakri, que é Líder do Governo Ratinho Junior (PSD) e representante do Sul do Paraná na Assembleia Legislativa.

No encontro desta terça-feira, estiveram presentes o Secretário Estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; o Diretor-Presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza; o Chefe de Gabinete da Liderança do Governo, Marcelo Schlenert; além de lideranças políticas e empresariais de São Mateus do Sul.

A ideia da Petrosix – Unidade de Industrialização do Xisto da Petrobras no município – é passar a usar os resíduos do minério para além da geração de energia. A estatal pretende utilizar alguns componentes do xisto para a fabricação de fertilizantes agrícolas. Segundo o Prefeito Luiz Adyr, já existem empresas interessadas em se instalar no município para explorar essa atividade.

Para colocar a ideia em prática, já estão tramitando no IAP as licenças ambientais necessárias, amparadas em estudos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em paralelo, a Secretaria do Planejamento pretende oferecer incentivos fiscais para instalação das empresas em São Mateus do Sul, onde está situada uma das maiores reservas mundiais de xisto.

“Essa é uma proposta que casa totalmente com o Paraná Inovador pensado pelo Governador Ratinho Junior, não apenas no aspecto da tecnologia, mas também do aumento da produtividade e barateamento dos insumos agrícolas”, defendeu Hussein Bakri. (Da Assessoria da Liderança do Governo na ALEP).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *