Assembleia Legislativa do Paraná homenageia ato heroico de bombeiro de União da Vitória
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) homenageou, durante a sessão plenária desta terça-feira (11), a bravura do tenente Marcelo Aleixo Cordeiro, comandante do Copo de Bombeiros de União da Vitória, que no dia 1º de junho arriscou a própria vida no resgate das vítimas de um acidente automobilístico na BR-476, no município de Paula Freitas.
O fato foi destacado no plenário pelos deputados Emerson Bacil (PSL) e Hussein Bakri (PSD), com uma menção honrosa em reconhecimento ao ato heroico.
No dia do acidente, o tenente transitava com seu carro pela rodovia quando percebeu que um carro caiu no rio ao desviar de caminhão que fazia ultrapassagem irregular sobre uma ponte. O bombeiro, mesmo estando de folga, entrou na água para resgatar as vítimas, entre elas uma criança de um ano de idade.
Apesar do esforço, feito sem equipamentos adequados, quatro ocupantes do carro faleceram. “Sinto-me honrado em receber esta homenagem, agradeço a todos e a compartilho com os meus companheiros de farda”, afirmou o tenente Aleixo. “Minha intuição foi rápida e o sentimento de bombeiro foi muito forte”, explicou o tenente.
Aleixo também agradeceu ao apoio dos populares, que transitavam pela rodovia, e o ajudaram na missão.
Para o deputado Bacil, a atitude do bombeiro foi louvável, corajosa e determinada. “No momento em que estava viajando para visitar sua família, o bombeiro entrou no rio para retirar as quatro pessoas do veículo submerso”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com Hussein Bakri, a homenagem reflete o reconhecimento de todos os paranaenses à bravura do profissional. “É emocionante e merece a gratidão desta Casa de Leis. O Paraná está orgulhoso de nossos bombeiros”, afirmou.
Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiro, coronel Samuel Prestes, a atitude demonstra que a corporação está pronta, em período integral, e alerta para o salvamento de vidas. “Ele estava sem o aparato para a ocorrência e teve a iniciativa de se colocar à disposição da comunidade, por um sentimento de altruísmo inerente à doutrinação do Corpo de Bombeiros Militar. É isso que a faz ser uma profissão confiável, algo que temos orgulho de exercer”, ressaltou.