Nível do Rio Iguaçu começa a baixar, porém os problemas vão continuar…

Já postamos várias matérias neste Site que a extensão da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu em nossa região é de 24 mil quilômetros quadrados, desde a sua nascente em Curitiba, passando por Porto Amazonas, São Mateus do Sul, grande extensão do Centro-Sul do Paraná, além da gigantesca região do Planalto Norte de Santa Catarina, desde Campo Alegre, passando por São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra/Rio Negro, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas, Irineópolis, além da Serra do Espigão, que conta com centenas de nascentes e pequenos rios. E durante a chuvarada que durou vários dias, toda essa grande região foi atingida. 

E o gargalo de todo esse ‘extraordinário’ aguaceiro que atingiu a região é  – e sempre será – nossas cidades. 

Aí parece que fica fácil de entender porque, mesmo passado vários dias, o nível do rio continua subindo em nossas cidades. Hoje, pela manhã, verificando o monitoramento da Copel, o nível do rio em nossas cidades estagnou e a tendência é começar a baixar.

Durante mais de seis anos, em atividade exercida em órgão ambiental catarinense, constatei que, infelizmente, em todas os municípios que formam a bacia hidrográfica do Vale do Iguaçu, entre os quais os nossos, não são poucos os abusos, com desmatamentos desordenados, aterros nos centros urbanos, além daquilo que não deixa de ser até nojento: o despejo de toneladas de lixo em todos os rios da região, todos afluentes do Iguaçu.

Por isso, a medida que os anos forem passando, com as mudanças climáticas que estão sendo inevitáveis, vamos ter problemas cada vez maiores no futuro. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *