Estação Ferroviária “União”: Um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil está cada vez mais “doente”

“Se vocês, principalmente os gestores públicos e os responsáveis responsáveis e respeitassem a própria história, essa estação rodoviária poderia ser transformada numa das maiores atrações do país”.

Quem me disse isso dias atrás foi um jornalista/historiador ligado a um dos maiores jornais do país (cujo nome preservo) que já esteve em nossas cidades três vezes em busca de dados que possam contribuir para a elaboração de uma obra literária que pretende publicar revelando aspectos diferentes de todos quantos foram relatados sobre o conflito do Contestado e da divisão de limites entre o Paraná e Santa Catarina em 1916.

Impressionado com o túnel (bloqueado) que interliga os dois estados e a estação bem na divisa do Paraná e de Santa Catarina, foi duro ao criticar que patrimônio histórico tão importante para a história até do país, está sendo utilizado para alguns eventos, como festas populares e ocupado pelo legislativo de Porto União.

“Esses vereadores deveriam e ter o mínimo de respeito e abandonar imediatamente o prédio”, disse ele. 

A verdade é que a Estação Ferroviária “União”, construída exatamente para simbolizar a união das denominadas cidades ‘irmãs’, a que a cada dia que passa mais sofre as consequências do tempo. 

As fortes chuvas da semana passada, tanto do lado paranaense, quanto do catarinense, mostraram o estado lamentável da cobertura, com goteiras “generosas”.

Do lado paranaense, uma gigantesca árvore exótica, além de ter danificado a calçada de pedestres, pode acabar desabando sobre parte da estação.

Já chamei a atenção de membros da administração municipal sobre o problema, mas nenhuma providência até agora. Provavelmente porque, lamentavelmente, em nossas cidades, cidadãos quando eleitos gestores públicos, dificilmente aceita sugestões, ou será que são insensíveis, ou estão imunes às sugestões?

Quanto ao imponente patrimônio histórico, a estação ferroviária “União” está ficando cada vez mais “doente”… 



Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *