O Rio Iguaçu já passou dos 5 metros e a previsão é ainda de chuva na região
Na manhã deste sábado (01) o nível do Rio Iguaçu, nas cidades irmãs, já estava passando dos 5 metros. Neste momento deve estar com o nível ainda mais elevado por causa do volume de água que desce desde a nascente em Curitiba e das regiões do Planalto Norte de Santa Catarina e Centro-Sul do Paraná.
As Defesas Civis de Porto União e de União da Vitória estão em alerta, preparadas para, se necessário, atender as famílias que residem nas áreas de risco, bem para providências por problemas deslizamentos em estradas do interior.
A partir dos 5 metros e 50 centímetros, que o Iguaçu pode atingir ainda no decorrer deste sábado (01), a preocupação das Defesas Civis locais aumenta ainda mais.
A previsão, contudo, é que a partir de segunda ou terça, o tempo comece a mudar na região Sul do país, com a temperatura caindo. Afinal estamos no mês do início do inverno.
Mesmo com o tempo melhorando, devido as fortes chuvas na grandiosa bacia hidrográfica do Iguaçu durante a semana, em nossas cidades, que represa naturalmente as águas, o nível do Rio deve provavelmente chegar aos 6 metros, ou até mais, trazendo muito trabalho para as Comissões Municipais de Defesa Civil, inclusive passando a socorrer em abrigos dezenas de famílias.
Em União da Vitória o prefeito Santin Roveda acompanha o tempo todo o trabalho da Defesa Civil e em Porto União prefeito em exercício Pércy Storck.
Cidade (e povo) reféns das águas.
E não há o que fazer.