Secretaria da Educação entrega currículo base do território catarinense ao Conselho Estadual de Educação
A Secretaria de Estado da Educação (SED), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) formalizaram na terça-feira, 28, a entrega do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, em Florianópolis. Conselheiros, diretores e gerentes da SED acompanharam a entrega feita pelo secretário Natalino Uggioni, pela secretária-adjunta, Carla Bohn, e pela presidente da Undime, Patricia Lueders.
O documento de 496 páginas reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização. Diante dos conselheiros, Uggioni valorizou a construção democrática e participativa do documento, que foi intensificada em 2018 e 2019, com uma consulta pública on-line aberta a 80 mil docentes de escolas públicas e privadas e em um seminário de três dias envolvendo 550 educadores do Estado e dos municípios.
“O resultado é um currículo em que pensamos na educação integral de nossas crianças, articulado a partir das competências da Base Nacional Comum Curricular e fortalecido pelo respeito à inclusão e às nossas especificidades, pois somos um estado rico em diversidade”, frisou o secretário.
O currículo para o território catarinense engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.
Parecer do Conselho será emitido em junho
A trajetória até a finalização do documento foi relembrada pela secretária-adjunta da SED Carla Bohn. “Com todo o capital intelectual com o qual contamos neste projeto, recuperamos propostas feitas nos últimos anos e enriquecemos este documento com muitas discussões e imersão de nossos professores em cada especificidade e área de conhecimento”.
A presidente da Undime, Patrícia Lueders, ressaltou a importância da concepção do currículo base envolvendo os próprios educadores. “São quatro anos de trabalho, este último, o mais intenso, e Santa Catarina entrega seu currículo base do território com as mãos dos profissionais da educação, com o que eles quiseram escrever nesta proposta”, defendeu.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, expressou a importância do momento em meio ao ato de entrega. “É uma honra para nós, conselheiros, estar recebendo o documento que irá nortear a educação infantil e o ensino fundamental de Santa Catarina.”
O órgão agendou para o dia 17 de junho a audiência em que irá emitir o parecer e a resolução sobre o currículo base. Até lá, o documento será analisado pelos conselheiros. Quando revisadas e aprovadas, as diretrizes poderão ser implementadas pela Educação. O regime de colaboração foi o motor da execução do documento que legitima a Base Nacional Comum Curricular do MEC e irá embasar os futuros Projetos Político-pedagógicos (PPPs) escolares catarinenses. (SECOM).