Foram entregues na manhã desta segunda-feira (20) as melhorias na Unidade Básica do bairro Rocio, em União das Vitória – a “Estratégia da Saúde da Família”. Durante os últimos seis meses, a unidade esteve fechada para as obras de reforma do telhado, pintura, pisos, acessibilidade e instalação do mobiliário novo.
Neste ínterim, o atendimento ao público foi transferido para a unidade do bairro Rio D´Areia. Ao todo foram investidos R$ 105.660,00 na revitalização do prédio. A solenidade de entrega contou com a presença de autoridades locais, funcionários da unidade e até de alunos da escolinha Ruth Yelita Forte.
Como abertura foi apresentada a peça “Combate à Dengue”, teatro de fantoches sob a responsabilidade de agentes de saúde da Unidade Básica do bairro Salete.
Depois, algumas autoridades fizeram uso do microfone. O empresário Airton Roveda, pai do prefeito Santin Roveda, foi o primeiro a falar. “O setor da saúde é algo para o qual devemos ter atenção diária e isto a prefeitura tem feito. Isso porque resolve-se um problema de um paciente hoje, mas amanhã teremos outro [paciente] e assim por diante. É algo que nunca acabará, é natural. Por isso, quero cumprimentar, também, a todos que trabalham neste setor com tamanha dedicação e que agora têm aqui um espaço bem organizado e digno”, destacou.
Dos nove vereadores presentes, três falaram.“É muito bacana a gente poder vir até aqui hoje e perceber que tudo foi muito bem feito e a comunidade será ainda mais bem servida”, disse a vereadora Alandra Roveda. O vereador Fernando Vier, morador do bairro Rocio, foi quem falou em seguida. “Vereador não executa obras. Por isso, cumprimento o prefeito Santin por sempre estar atento às nossas reivindicações. Tenho uma conhecida que recentemente veio morar para cá. Ela me falou que a saúde daqui é muito dinâmica e que serve de exemplo para cidades em que ela morou anteriormente”, disse Vier. O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Sass, agradeceu. “Quero agradecer aqui ao prefeito Santin Roveda por estar nos atendendo naquilo que temos solicitado.
E não apenas no setor da saúde. Hoje, União da Vitória tem sido olhada em todos os setores, e posso afirmar que a saúde tem muito o que comemorar com esta e outras ações ”, destacou Sass.
Atualmente, a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Rocio atende uma população de 2.823 pessoas que integram 917 famílias. Para a coordenadora do ESF Rocio, Jeane Carla Becker, as melhorias proporcionarão condições de um atendimento ainda mais humanizado. “E estamos certos de que poderíamos atender a um número ainda maior de pacientes aqui do bairro. Aliás, até atendemos com o programa “Médico da Família. Mas há uma característica social dessa região da cidade, com três grandes condomínios residenciais, que dificulta atingirmos um número perto da totalidade. Isso porque os moradores desses condomínios têm uma rotina de horários que não coincide com nosso horário de atendimento”, explicou.
Encerrando as falas e a cerimônia, que fez questão de frisar como sendo um ato informal, o prefeito Santin Roveda aproveitou a deixa de Jeane e observou: “Muitas vezes a população sofre por estar desinformada. Muitas vezes se busca um atendimento de emergência nos postos que não têm essa finalidade. Aqui são atendimentos de rotina agendada. Emergências e atendimentos após as 18h devem ser encaminhados para a UPA 24h e para a UBS de São Cristóvão”, observou o prefeito.
Aprovação
Santin pediu que a Jeane apresentasse aos presentes os profissionais que atuam na UBS. A equipe é composta por um clínico geral, um pediatra, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, um dentista, um técnico em saúde bucal, um auxiliar administrativo e uma profissional serviços gerais. Essa equipe também recebe o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF): fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudióloga e nutricionista que realizam atendimentos individuais e em grupos para Prevenção e Promoção da Saúde.
Isto feito, muito bem humorado como de costume, Santin brincou: “Vou fazer um entrevista com vocês [os funcionários do posto]. Quantos atendimentos diários são registrados aqui?”, indagou. Ao saber que são, em média, mais de 100, o prefeito propôs: “Vamos dizer que sejam 100. Destes, quantos pacientes reclamam do atendimento desta unidade”?
Os colaboradores responderam que seriam de duas a três pessoas. E Santin concluiu: “Vamos dizer que sejam quatro. Estamos, portanto, falando de 4% da população que têm algo a reclamar ou, como eu disse, às vezes pode até reclamar sem estar corretamente informada. E eu posso afirmar aqui a todos vocês que este índice é excelente para o setor público. Por isso, cumprimento a todos que se esforçam diariamente em suas funções a todos que colaboraram e executaram estas melhorias e mais uma vez convido: vamos trabalhar”, concluiu o prefeito. (Da Assessoria da PMUVA).