Prefeitura de Porto União entrega domingo (12) cinco novas casas no conjunto São Bernardo do Campo

Desde outubro de 2012 os moradores que abriram mão de suas casas no Conjunto São Bernardo do Campo, no Bairro Bela Vista, aguardam pela construção da casa em alvenaria prometida em substituição às de madeira em que residiam.

A partir de 2017 o prefeito Eliseu Mibach esteve empenhado pessoalmente em conseguir a liberação dos recursos para essas casas que haviam sido devolvidos ao Ministério das Cidades já que as empresas que deveriam concluir as obras haviam desistido do projeto. 

Depois de inúmeras alterações e readequações, em 2018, com auxílio do deputado federal Marco Tebaldi e acompanhado pelos vereadores Jacir Barth, Fernando Moreira e Luiz Alberto Pasqualin, o projeto foi enfim aprovado pelo Ministério das Cidades em audiência com o Ministro Bruno Araújo em Brasília.

Desde então o processo licitatório foi aberto e uma nova empresa contratada para concluir as nove casas já iniciadas e começar as obras de mais dezesseis. É importante salientar que algumas famílias que deixaram suas casas tiveram direito ao benefício do aluguel social, o que também onera os cofres públicos. Para o prefeito Eliseu, “entregar essas casas é devolver a dignidade para essas pessoas”.

A entrega das chaves do primeiro lote composto de cinco casas será realizado no domingo, dia 12 de maio, às 10 horas no Centro Comunitário do Bairro São Bernardo.

As proprietárias contempladas são Iracema Machado de Lima, Marlene de Jesus dos Santos Schutz, Lenira Nascimento, Laurinda Alonso e Maria Adirce Cardoso dos Santos.

O próximo lote de cinco casas está concluído dependendo apenas da liberação da documentação. Deve ser entregue aos proprietários no próximo mês. (Texto e foto da Assessoria da PMPU).

Como nasceu o conjunto

Para abrigar dezenas de famílias cujas casas, da área do bairro Santa Rosa mais próxima do Rio Iguaçu, foram destruídas, a Prefeitura e o Governo do Estado construíram dezenas de casas de madeiras em caráter emergencial no atual bairro São Bernardo.

Bairro São Bernardo, porque a cidade paulista de São Bernardo do Campo, adotou Porto União durante o drama da grande enchente de 1983, contribuindo com toneladas de donativos e materiais para a construção das casas emergenciais, que acabaram se constituindo na residência definitiva das famílias atingidas pela enchente, mas provisórias.

Mas as casas com o passar dos anos tinham que ser melhoradas, o que, apesar da demora, está se tornando realidade. Hoje, aquela área escolhida para as casas emergenciais é um importante bairro, com excelente infraestrutura.

Vila Limeira

Assim como São Bernardo do Campo assumiu Porto União, Limeira, cidade também paulista, assumiu a parte mais carente de União da Vitória, atualmente o bairro Limeira.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *