Os 106 anos de fundação do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado foram marcados com atos religiosos nos dias 29, 30 de abril e 2 de maio e nesta sexta-feira (3), o encerramento com solenidade militar comandada pelo coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, com a presença do prefeito Eliseu Mibach, do vice-prefeito Pércy Storck, membros do poder legislativo de Porto União, autoridades e convidados.
Após os atos militares, foi realizada a cerimônia de entrega do Diploma Amigo do Batalhão a dezenas de pessoas que tenham (ou prestam) relevantes serviços à Unidade do Exército.
O ato mais relevante da cerimônia, contudo, foi a entrega do Diploma e Medalha de Colaborador Emérito do Exército ao ten-cel. da Polícia Militar Salvano Sasinski, comandante da Unidade da Polícia Militar de Santa Catarina sediada em Porto União, e ao professor/historiador Aluízio Wittiuk.
Durante a cerimônia, o coronel Damásio fez um relato das ações desenvolvidas ao longo deste 106 anos de existência do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – Juarez Távora.