5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado celebra nesta quarta-feira (17) a passagem do Dia do Exército Brasileiro

Dia do Exército (19 de abril) visa lembrar a Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco, e tem o objetivo de destacar o espírito patriótico brasileiro e enaltecer seu patrono Duque de Caxias, conhecido como Luiz Alves de Lima e Silva.

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa. 
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.
E dentro da instituição existem armas, quadros e serviços e, entre eles: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, material bélico, intendência e serviço de saúde. 

E tem como missões: contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

Em nossas cidades e região, além de suas atribuições constituições, o Exército Nacional, através do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, tem um legado de relevantes serviços prestados, notadamente nos períodos das grandes cheias do Rio Iguaçu. 

A efeméride, no pátio central do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado – Juarez Távora, atualmente comandado pelo ten-cel. Damásio Douglas Nogueira Junior, será marcada nesta quarta-feira (17), com formatura e outros eventos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *