Com a presença do deputado Hussein Bakri, Amsulpar cria Comitê Gestor da Erva-Mate
Foi oficializada nesta sexta-feira (5) a criação do Comitê Gestor da Erva Mate da Região da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar). O grupo surgiu a pedido do deputado Hussein Bakri (PSD) e do Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, como forma de fortalecer este importante produto da economia do Paraná. “É um setor crucial para o estado não apenas do ponto de vista econômico, mas também no aspecto histórico e cultural”, defendeu o parlamentar.
Uma das principais bandeiras do atual mandato de Hussein Bakri, a erva mate – base do chimarrão e do tererê – movimenta quase R$ 500 milhões no Paraná, que é disparado o maior produtor do país. Além disso, por ser majoritariamente nativo, o produto paranaense é considerado o de melhor qualidade do Brasil.
Segundo Hussein Bakri, toda essa importância justifica a criação do Comitê Gestor, que poderá atuar em sintonia com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, no sentido de aperfeiçoar a legislação para melhorias na cadeia produtiva da erva mate e, também, lutar por mais investimentos em pesquisas científicas que levem desenvolvimento tecnológico ao setor.
O novo grupo abrange os nove municípios da Amsulpar: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.
Em paralelo, a Assembleia deve aprovar nas próximas semanas um projeto de lei do deputado Hussein Bakri que homenageia os produtores rurais do Sul do estado ao instituir o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos do Paraná como Dia do Produtor da Erva Mate. Nesta data, em 1885, foi inaugurada a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, que permitiu o transporte da erva mate para exportação. (Da Assessoria da Liderança do Governo na ALEP).