CCJ da ALEP aprova proposição do deputado Hussein Bakri que cria o Dia do Produtor de Erva-Mate
Pelo projeto do Líder do Governo, data será comemorada anualmente em 2 de fevereiro A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (26), o projeto de lei que institui o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos do Paraná como Dia do Produtor da Erva-Mate.
A homenagem aos produtores rurais do Sul do estado foi proposta pelo deputado Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo e representante dos municípios da Região na Casa. “É um gesto simbólico, mas que representa muito. Trata-se de um setor crucial não só para a economia, mas também para a história e a cultura do Paraná”, afirmou o parlamentar.
Na justificativa do projeto, Hussein Bakri afirma que a erva-mate é uma das maiores responsáveis pela construção da identidade histórica do Paraná. Por quase um século, entre 1853 e 1929, o produto respondeu por cerca de 85% da economia estadual.
Além disso, a Região do Vale do Iguaçu, no Sul do estado, é considerada a maior produtora de erva-mate do mundo. “Tendo em vista a relevância social, cultural e importância econômica do produtor de erva-mate no Estado do Paraná, é que se justifica o presente projeto, sendo digno de reconhecimento público por esta Casa de Leis”, diz a proposta.
A escolha pelo dia 2 de fevereiro se dá pelo fato de nesta data, em 1885, ter sido inaugurada a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, que permitiu o transporte da erva-mate para exportação. (Da Assessoria da Liderança da ALEP).