Projeto converte energia térmica em em energia cinética

Protótipo foi desenvolvido nos laboratórios da Faculdade e Escola Técnica DAMA de Canoinhas

Um projeto muito interessante na geração de energia foi desenvolvido e recentemente concluído no laboratório da Faculdade e Escola Técnica DAMA, em Canoinhas. O equipamento idealizado pelo aluno da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC,  Jânio Grosskopf visa converter a “energia térmica” em “energia cinética”.

O idealizador do projeto explica que “os motores atualmente rejeitam cerca de 65% da sua energia em forma de calor, ou seja, por mais irônico que pareça, um motor de carro ou caminhão é mais eficiente produzindo calor do que produzindo movimento para o veículo”, justifica Jânio.

A energia rejeitada por motor de um caminhão de médio porte é suficiente para manter dez casas populares aquecidas durante o inverno. “Apenas o motor utilizado neste experimento tem uma potência desperdiçada de até 230.000 watts em forma de calor”, conta.

O equipamento desenvolvido é capaz de recuperar parte desta energia térmica e transformá-la em energia cinética. Nos testes iniciais foram produzidos cerca 2.700 watts com o protótipo ligado ao escapamento. Pretende-se futuramente atingir valores acima dos 8.000 Watts, energia esta que pode ser utilizada em sistemas hidráulicos e sistemas de refrigeração.

Esse equipamento foi desenvolvido em parceria com alunos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina em conjunto com a Faculdade Dama, que disponibilizou motores, equipamentos e laboratórios para realização dos testes do protótipo. (Sérgio Teixeira da Silva).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *