O que acontecerá com Beto Richa?

* Pedro Ribeiro – 

Gente! o que é isso? , costuma dizer uma amiga jornalista quando se trata de algo assustador, bizarro. Uso suas palavras porque estou procurando entender como o ex-governador Beto Richa, que pregava transparência e honestidade em seus discursos, muitas vezes moralista, conseguiu, em tão pouco tempo, somar uma fortuna que passa de R$ 166 milhões? Pelo menos é esta a quantia que acaba de ser bloqueada pela justiça.

Pergunto como os órgãos fiscalizadores do dinheiro público do Estado, entre eles o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa não perceberam tamanho desvio que precisou o Ministério Público Federal entrar em ação para denunciar? E como Beto Richa, hoje um cidadão comum, sem foro privilegiado, conseguirá justificar essa quantia à justiça?

Pelo que vemos, diante das câmaras de televisão e rodeado de advogados, o ex-governador continua com o mesmo discurso de que não praticou atos ilícitos contra os cofres públicos e que vai provar na justiça. Adota a mesma linguagem e prática, o ex-presidente Lula que também insiste em sua inocência, que é um preso político, que não roubou e que também provará sua inocência.

O bloqueio de R$ 166 milhões de Richa foram por atos ilícitos investigados pela Operação Integração, que apurou pagamento de propinas pelas concessionárias de rodovias do Paraná. E tem ainda a Operação Quadro Negro, onde o ex-governador também foi denunciado e também responde na justiça.

Na sexta-feira, 8, vimos na mídia, que um jovem pedreiro, de 23 anos de idade, foi condenado a 6 anos de prisão por tentativa de furto, teve sua pena erroneamente dobrada e acabou morrendo na prisão um dia antes de sua soltura, por conta do esforço da advogada contratada pela família.  Ele tentou roubar uma casa, ou um carro.

Diante desse desastroso caso que envolve o ex-governador Beto Richa, fico pensando como será o desfecho final. Por enquanto, só isso, só pensando. 

(* Pedro Ribeiro é um dos jornalistas mais respeitados no Paraná).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *