Senador Alvaro Dias (Podemos/PR) quer a seleção brasileira de futebol como “patrimônio cultural”
O senador Alvaro Dias, do Podemos, apresentou ontem projeto de lei que dá status de “patrimônio cultural” à Seleção Brasileira de futebol.Para o senador paranaense, “o futebol é, sem dúvida, um dos elementos culturais mais marcantes da identidade nacional e uma importante ferramenta de inclusão e integração social”.
— A seleção brasileira é conhecida por tratar o esporte como se fosse uma atividade artística, encantando espectadores em todo o mundo e enchendo de orgulho milhões de brasileiros. E a seleção não pertence a CBF, mas ao povo brasileiro. Ao reconhecê-la como integrante do patrimônio cultural brasileiro, o Ministério Público da União poderá atuar na defesa desse patrimônio, disse.
Segundo a assessoria do senador, na justificativa do projeto, Alvaro lembrou ainda que os três últimos presidentes da CBF são alvo de investigação do FBI por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
— Não se pode conceber que a arte do futebol brasileiro seja influenciada por interesses econômicos ou políticos em detrimento de sua capacidade técnica, afirmou. (Roseli Abrão).