‘Geração Atitude 2018 da ALEP’ na reta final, com a participação da aluna Mayra Caziuk (União da Vitória) e Douglas Froelich (Cruz Machado)
Na reta final o ‘Geração Atitude 2018’, com a presença da Orientações para a escolha de profissões, questões ambientais, apoio psicológico aos estudantes, produção de energia limpa… As necessidades, as aflições, as urgências e parte da realidade desejada pelos estudantes do Paraná foram materializadas através do Geração Atitude 2018. Após recorde de quase 500 inscritos, os 32 finalistas desembarcaram em Curitiba para a reta final do programa.
A Caravana da Cidadania chega à capital hoje, segunda-feira (19), trazendo o empenho e a motivação destes jovens classificados para verem seus sonhos debatidos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Cada um terá a oportunidade de defender a sua ideia, a sua proposta de lei, que pode até ser adotada por um deputado a apresentada oficialmente, para virar uma lei estadual. “O Geração Atitude veio justamente para provocar e estimular os nossos jovens estudantes, valorizando o debate democrático de ideias, o exercício cotidiano da cidadania, a participação política, o engajamento dentro das comunidades – começando pela comunidade escolar. E a Caravana da Cidadania é justamente o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo ano”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).
Douglas Froelich
Uma experiência já vivida, por exemplo, pelo estudante Douglas Froelich, de Cruz Machado, autor do projeto de lei vencedor do Geração Atitude 2017, que teve a iniciativa de alertar a comunidade escolar sobre o bullying encampada e aprovada pelos parlamentares neste ano.Em 2016, o próprio Geração Atitude virou lei estadual, através da proposta da estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de Cianorte. Foi a primeira vez que o projeto de um estudante da rede estadual tramitou e foi aprovado para se tornar uma política pública estadual.
Participação recorde – Uma iniciativa que tem contagiado cada vez mais estudantes. “No ano de 2017 tivemos aproximadamente 270 projetos e esse ano registramos um boom de 494. Foi muito positivo, uma participação bem expressiva”, contabilizou a Coordenadora das Instâncias Colegiadas e Ações para a Juventude da Secretaria Estadual de Educação, Eliana Zilio Santana.
Ela explica que o objetivo principal é a formação cidadã dos estudantes, apostando na participação política, cidadania e no protagonismo juvenil. “Começamos a percebê-los como agentes transformadores dessa realidade, discutindo nas escolas os problemas do bairro, da cidade”, comentou.
Uma transformação que começa na sala de aula. “A escola é o lugar onde se sonha e é possível concretizar as mudanças. Esse projeto é importante para desenvolver a cidadania, que é uma das finalidades da educação. O projeto nasceu pequenininho, cresce e esse ano são cerca de 500 inscritos. O aluno vira um protagonista e não um mero expectador. Essas iniciativas, mesmo que não mudem a legislação, podem ser incluídas na escola, na comunidade”, avaliou o procurador de Justiça Eduardo Cambi, um dos idealizadores do Geração Atitude.
Além dos estudantes de cada uma das regionais de ensino, participam da Caravana da Cidadania também os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados.Uma agenda recheada os espera. O dia 19 está reservado para a chegada dos participantes vindos de todo o Paraná. Na terça-feira (20), a primeira parada é na Assembleia Legislativa.
Todos foram recebidos cedinho pelo presidente da Casa, Ademar Traiano, que se declara mais uma vez entusiasmado com a oportunidade. “Renovamos a nossa alegria por podermos abrir as portas do Legislativo para estes jovens estudantes. Esta tem sido, aliás, uma marca característica da atual administração da Casa, já que queremos uma Assembleia sempre atenta e pronta para dialogar com a sociedade que ela representa”, destacou.
Em seguida foram conhecer a Assembleia e terão oportunidade de defender no miniparlamento as proposições selecionadas. Depois do almoço, os estudantes vão acompanhar a reunião da Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, a sessão plenária. Será o momento tão esperado para a divulgação do projeto vencedor do certame neste ano.
No fim da tarde, ainda está reservada uma palestra sobre o Processo Legislativo, com o Diretor Legislativo e da Escola do Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi.
A semana reservará ainda visitas ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça, ao Palácio Iguaçu, além de um tour por pontos turísticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Jardim Botânico.
O programa – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, além do MPPR, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual por meio de ações educativas. Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores, magistrados e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos.
Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.
Mayara Caziuk de União da Vitória
Na relação dos estudantes autores dos 32 melhores projetos selecionados estão Mayara Caziuk, do Colégio Estadual São Cristóvão, de União da Vitória, com o projeto sobre a criação da “Semana das Cidades Sustentáveis”, enfatizando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Onze, a ser inserida em todas as instituições de Ensino Públicas do Paraná e dá outras providências.