Fernando Giacobo (PR) cotado para a Presidência da Câmara Federal
A ascensão de Giacobo à Presidência da Câmara Federal, se concretizada, fortalecerá o prefeito Santin Roveda.
Não ostensivamente, pois à frente da campanha para a Câmara Federal em União da Vitória, estava o deputado Valdir Rossoni, o prefeito Santin Roveda (PR) foi favorável à reeleição de Giacobo, que acabou com menos de mil votos em União da Vitória.
Surpreendentemente foi mesmo a queda da votação de Valdir Rossoni, que de 16 mil em 2014 baixou para menos de 4 mil votos em 2018 em União da Vitória. E não foi só em União da Vitória, até em sua terra natal (Bituruna) e centenas de outros municípios. Afinal de mais de 175 mil votos em 2014, em 2018 foram menos de 80 mil.
É preciso lembrar que Giacobo, que é o secretário-geral da Câmara Federal, esteve em União da Vitória e assumiu compromissos importantes com o prefeito Roveda, inclusive a viabilização dos recursos necessários para a construção do Contorno do Iguaçu, ligando a BR-280 (SC) à BR 476 (PR).
Também não podemos deixar de lembrar que Giacobo tem algumas pendências judiciais até sérias, em terceiro lugar na lista dos parlamentares com problemas fiscais com o Governo.
Nos bastidores do Congresso Nacional a discussão sobre a sucessão no comando do Senado Federal e da Câmara dos Deputados é o tema principal das conversas nos cafezinhos e nos bastidores. A eleição para as mesas diretoras ocorrerá tão logo os deputados e senadores sejam empossados em seus cargos, a partir de primeiro de fevereiro do ano que se avizinha.
Na Câmara Federal, alguns nomes são bastante cogitados. Como o PSL do presidente Jair Bolsonaro deverá ficar de fica da indicação de algum nome para a presidência da Câmara Federal, os comentários giram em torno de alguns deputados e entre eles, está o do paranaense Fernando Giacobo, do PR.
Deputado federal eleito para o 5º mandato, Giacobo é o primeiro secretário da atual Mesa Executiva, contando com experiência e nome para participar de um novo processo eleitoral para a Mesa da Câmara.
Giacobo foi citado, inclusive, pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, como um dos quatro deputados que poderiam assumir a presidência da Câmara Federal, ao lado de Alceu Moreira (MDB-RS), João Campos (PRB-GO) e do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que seguramente, é o maior rival do deputado paranaense nesta disputa. (Com parte das informações do Site Política em Destaque).