Academia de Letras e 5º Batalhão de Engenharia de Combate homenageiam Porto União e União da Vitória

No último dia 31 (quarta-feira), no Círculo Militar, através de programação elaborada em parceria entre a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), presidida pelo acadêmico Raulino Bortolini, e pelo 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado – Juarez Távora, comandado pelo tenente coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, foi realizada sessão solene em homenagem aos municípios de Porto União (que completou 101 anos em setembro) e de União da Vitória (que completou 128 anos em março).

A solene sessão contou com a presença dos prefeitos Santin Roveda (União da Vitória) e Eliseu Mibach (Porto União), que em suas falas enalteceram a iniciativa da Alvi e da Unidade do Exército, enfatizando a importância que as duas instituições desenvolvem em suas áreas de atividades, enfatizando as ações do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado nas comunidades irmãs, principalmente por ocasião de eventos climáticos que resultam no transbordamento do nível do nível do rio Iguaçu, com grandes transportes.

Roveda e Mibach destacaram também a marcante presença da Alvi nas preservação de todos os segmentos ligados à vida cultural das cidades irmãs e da região.

O acadêmico Joaquim Osário Ribas, um dos mais destacados historiadores de nossas cidades e região, chamou a atenção do público presente pelo seu profundo conhecimento da história regional, desde o início da civilização, enfatizando a importância do Caminho das Tropas, da navegação pluvial, ferroviária e do trabalho do Exército Nacional na abertura da estrada estratégica de Palmas.

A acadêmica Terezinha Thiel leu poema de sua autoria em homenagem às cidades irmãs.

O padre Emílio Bortolini, de sua autoria, interpretou a canção “Como é linda a minha cidade”.

O tenente-coronel Damásio Douglas Nogueira Junior, comandante do 5º Batalhão, fez um relato dos objetivos constitucionais da unidade que comanda e das ações que vem ao longo dos anos – desde sua instalação – realizando pela população de nossas cidades nas cheias do rio Iguaçu e outras ações em várias regiões do país.

Execução dos hinos Nacional, de Porto União, de União da Vitória e a Canção do Soldado, emocionam os presentes.  O Hino Nacional e Canção do Soldado foram executados pela Banda do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado.

Presença na sessão de membros da Alvi, oficiais, dezenas de soldados da Unidade do Exército, dos presidentes das Câmaras Municipais de Porto União (Christian Martins) e de União da Vitória (Almires Bughay Filho), além dos vices-prefeitos de Porto União (Pércy Storck) e de de União da Vitória (Bachir Abbas). Presente também o major Silvano Sasinski, comandante da Unidade da Polícia Militar de Santa Catarina sediada em Porto União.

O presidente da Alvi, acadêmico Raulino Bortolini, fez a abertura e o encerramento da sessão.

No encerramento, com emoção, agradeceu a valiosa e honrosa parceria do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blidando – Juarez Távora, bem como a presença de todas as autoridades, principalmente dos prefeitos Santin Roveda e Eliseu Mibach, bem como dos integrantes da Unidade do Exército presentes, além dos acadêmicos e convidados.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *