2 de novembro, amanhã, sexta-feira, é feriado nacional. E o que funciona e o que não funciona

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional.

A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.

Origem do Dia de Finados

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrados.

A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

2 de Novembro

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos – data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

O que fecha e o que funciona nesta sexta-feira

Instituições bancárias, repartições públicas – federais, estaduais, municipais, Poder Judiciários estaduais e federais, Ministérios Públicos, instituições de ensino superior e escolas não terão expediente nesta sexta-feira (02/11).

Apenas os serviços considerados essenciais terão plantões. Já o comércio e a indústria – considerando principalmente o início do mês – devem funcionar normalmente.

Para muita gente é mais um feriadão, com três dias de folga – sexta, sábado e domingo. Por isso muito gente, te todas as partes do Brasil, devem ‘entupir’ as rodovias, ferroviárias e aeroportos do país.

Para uma significada camada da população de nossas cidades que aproveitam os feridões para passar nas praias de Santa Catarina e do Paraná, o tempo não está contribuindo.

Ainda em novembro, teremos mais um feriado, Proclamação da República, dia 15, uma quinta-feira, o que significa que teremos em determinados setores públicos, mais um feriadão. Já as instituições bancárias devem funcionar normalmente no dia seguinte – 16 de novembro. O próximo feriado será 25 de dezembro (Natal), uma terça-feira. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *