Eleitores de Porto União votam para presidente e para governador e os de União da Vitória só para presidente da República
Apesar das oscilações de alguns dos mais conhecidos institutos de pesquisas do país, os de sempre, apontando um suposto crescimento de Fernando Haddad nas intenções de voto, e consequente queda de Jair Bolsonaro, a sensação que se tem é a de que, novamente, ocorre clara manipulação de dados.
Para criar o sentimento de que pode haver virada no jogo presidencial. A realidade, contudo, indica que o presidenciável do PSL sairá das urnas com uma vantagem de no mínimo 20 pontos percentuais. Dianteira que pode chegar a até 30%. Vamos conferir no começo da noite deste domingo!
Já no plano estadual, o Comandante Moisés chega no momento decisivo em vantagem considerável. Ele não participou do último debate televisivo, quinta-feira à noite. Por motivo de saúde, ausentou-se. Embora essa situação possa ter repercutido mal em alguns setores da sociedade, o correligionário de Bolsonaro em Santa Catarina segue como favorito.
União da Vitória
Os 37.577 eleitores de União da Vitória, no primeiro turno, decidiram, como em todo o Estado, pela vitória de Ratinho Junior já no primeiro turno, em 07 de outubro.
E neste domingo, 28 de outubro, os eleitores união-vitorienses comparecem às urnas para escolher o novo presidente da República, decidindo entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
No primeiro turno, com a vitória do governador já garantida, os eleitores de União da Vitória votam somente para presidente, optando por Bolsonaro ou Haddad.
No primeiro turno, em União da Vitória, Bolsonaro obteve 58,32% dos votos válidos (16.965) e Haddad 17,10% (4.973). Está claro que Bolsonaro terá uma vantagem de votos bem mais elevada neste segundo turno.
Porto União
Os 25.996 eleitores de Porto União estão tranquilamente comparecendo às suas seções eleitorais para sufragar dois votos: para presidente da República e para governador do Estado.
No primeiro turno, o candidato do PSL Jair Bolsonaro teve de 63,16% dos votos válidos (11.880), posição que deve ser mantida ou até mesmo aumentada. Fernando Haddad (PT) recebeu 2.911 votos (15,48%). Mas deve melhorar esse índice.
Os eleitores de Porto União, além do candidato a presidente da República, estão votando para o Governo do Estado, já que nenhum dos candidatos ultrapassou a votação para decidir o pleito no primeiro turno.
Os deputados Mauro Mariani (MDB/PSDB) e Gelson Merísio (PSD/Democratas) eram os indicados para o segundo turno pelas pesquisas. Mas Carlos Moisés da Silva (Comandante Moisés/PSL) surpreendeu e passou para o segundo turno junto com Merísio.
E as pesquisas indicam que o Comandante Moisés está com larga vantagem, segundo todas as pesquisas.
Em 07 de outubro, no primeiro turno, em Porto União, o candidato Mauro Mariani obteve votação expressiva (8.421), seguido do Comandante Moisés com 3.117 votos (19,12%) e Gelson Merísio com 2.872 votos (17,61%).
No segundo turno de hoje em Porto União o Comandante Moisés, segundo constatação do Site, deve herdar a grande maioria dos votos de Mariani, o que significa que deve ser o mais votado.