“Dia D” do Outubro Rosa 2018 em União da Vitória será neste sábado (20)
O movimento conhecido como “Outubro Rosa” surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama na mulher. Desde então, a data é celebrada anualmente parra compartilhar informações sobre o câncer de mama, mas também promover a conscientização sobre a doença de um modo geral.
A ideia é criar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade entre as mulheres. Por isso, em todo o Brasil, eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema e distribuição de materiais educativos para prevenção e detecção precoce da doença são intensificados no período.
Em União da Vitória, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Rede Feminina na de Combate ao Câncer (RFCC), promove durante todo o mês diversas ações com tais objetivos.
E uma delas será realizada neste sábado (20), das 8h às 16h, quando todas as unidades de saúde do município estarão de plantão para a coleta de exames preventivos e agendamentos sua mamografia para mulheres de qualquer idade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Paula Quaglio Krzyzanowski, não é necessário agendar, basta comparecer à unidade de Saúde mais próxima de sua casa para o atendimento. “Mas a é preciso que a mulher não esteja menstruada, usando pomadas ou cremes vaginais”, lembra Paula.
Também é importante não ter realizado relação sexual desde esta quinta-feira (são necessários dois dias de antecedência sem a prática sexual) bem como não utilizar ducha higiênica no dia da coleta “A importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas é primordial”, concluiu Paula.
Para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. (Assessoria de Imprensa da PMUVA).