Em Santa Catarina, Bolsonaro pode ter o apoio de dois candidatos a governador
A grande incógnita neste início de campanha de segundo turno gira em torno do comportamento de Jair Bolsonaro, o grande vencedor do primeiro round, em relação à disputa eleitoral de Santa Catarina.
Juntos, Gelson Merisio (31.12%) e Comandante Moisés (29.72%) fizeram praticamente 61% dos votos válidos no Estado.
Só que o candidato a presidente que os dois apoiam somou 65,82% dos sufrágios computados. Considerando-se que quem votou em Merisio e Moisés votou também em Jair Bolsonaro, o presidenciável do PSL ainda fez 5% dos votos entre eleitores de outros candidatos.
E quem transferiu votos para Bolsonaro não foram os candidatos a governador. Talvez Merisio, possivelmente transferiu alguma coisa. No balanço geral, ocorreu justamente o contrário. O cabeça-de-chapa nacional é que transferiu eleitores para a dupla catarinense.
Duas canoas
É um contexto delicado para Bolsonaro. Não se sabe até que ponto ele vai assumir por inteiro a candidatura de seu correligionário em Santa Catarina. Ou se optará por ficar neutro, focado em não desprezar os votos dos eleitores de Gelson Merisio. Evidentemente que o eleitor saberá que o candidato do PSL no Estado é Moisés, mas isso pode não significar necessariamente que ele seja o único postulante do Bolsonaro em Santa Catarina. A conferir! (Claudio Prisco Paraíso).