6ª Caminhada Ecológica e Cultural Circuito Salto do Rio dos Pardos
O Conselho Paroquial Comunitário (CPC) da Colônia São Francisco, o Núcleo de Turismo Estrada das Colônias, aPrefeitura Municipal de Matos Costa, a Associação Caminhos do Contestado e a ANDA BRASIL, convidam para a Caminhada na Natureza que acontecerá no dia 21/10/2018, conforme convite/programa anexo.
A receita com a comercialização das refeições será do CPC e deverá ser aplicado nas melhorias da Igreja e do Centro Comunitário.
Este ano houve alterações no percurso e passará por trilhas nas matas, pastagens e estradas de “roça” de propriedades rurais das famílias Regert, Kroetz e Sulger, ondeserão as paradas para uso de sanitários e abastecimento de água.
Haverá 04 (quatro) opções de percurso:
DICAS ÚTEIS:
– As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site <caminhadas.info>, assinalando a reserva das refeições. Desta forma estarão concorrendo ao sorteio de brindes e contribuindo com a organização.
– As caminhadas não são canceladas por causa de eventuais chuvas (só em caso de catástrofes) – Consultar o regulamento completo e COMO CHEGAR na fanpagewww.facebook.com.br/estradadascolonias,
– Horários:
*07h30min. Início da confirmação das inscrições, aquisição das refeições reservadas e o café rural;
*08h30min, 9h00 e 9h30, largada dos grupos de caminhantes.
– A duração da caminhada será de aproximadamente 3h00 (dependendo do ritmo)
– A estrutura de apoio encerra às 13h00, não sendo permitido banho no rio durante o evento e quem o fizer será por sua conta e risco.
– Serão fornecidos cajados para apoio nos locais mais íngremes, bem como haveráveículo de apoio e socorristas treinados em alguns pontos estratégicos.
Participem !
Nome completo: ELZA BAUERMEISTER HAS DE SOUZA
*Coordenadora do Núcleo de Turismo Estrada das Colônias
*Consultora para organização das caminhadas na natureza no Planalto Norte, pela Associação de Turismo Caminhos do Contestado
*Coordenadora das caminhadas no estado de Santa Catarina pela ONG Anda Brasil
MAIS DADOS:
TEXTO I
– Em Matos Costa iniciamos com o projeto de caminhadas na Colônia Cerne, com o circuito “Estrada das Colônias” em abril de 2012, em comemoração ao cinquentenário de Matos Costa. Na época contamos com a consultoria do Sebrae, que nos auxiliou nos trâmites iniciais. Tivemos a participação de 74 caminhantes. A partir daí optamos por fazer uma caminhada por ano neste circuito, sempre no segundo domingo da Quaresma (ou após o carnaval).
– Atendendo a pedidos de vários amigos para que fizéssemos uma caminhada até a Cachoeira do Rio dos Pardos criamos o circuito “Salto do Rio dos Pardos” e em outubro de 2012 realizamos a 1ª Caminhada na Colônia São Francisco.
– Em 2015, a pedido do pároco da cidade de Matos Costa, criamos o circuito “Capitão Matos Costa”. Foi uma caminhada pelas belezas naturais e um mergulho na nossa história, pois passamos por trilhos da estrada de ferro, pelo local onde foi morto o Capitão Matos Costa, pelo pocinho do Monge, onde tivemos uma encenação das falas do Monge e pela gruta de Nossa Senhora de Aparecida.
Felizmente, o público tem aumentado gradativamente. Alguns praticantes voltam sempre, outros vêm algumas vezes, trazem amigos e em outras, esses trazem seus amigos…
As caminhadas são populares (não se cobra inscrição para participar) e como o objetivo é beneficiar a agricultura familiar, a receita com as refeições (que são opcionais e com reserva no ato da inscrição) é dos Centros Comunitários de onde a caminhada acontece. Também oferecemos o espaço para que os agricultores, associados e Clubes de Mães exponham e vendam seus produtos. Desta forma nosso município conquistou lugar de destaque no cenário estadual na realização de caminhadas.
=======================================================================
TEXTO II
As Caminhadas da Natureza estão se tornando eventos de sucesso dentro dos objetivos a que se propõem. Isto representa um grande avanço no trabalho de um grupo de pessoas que há oito anos prepara nosso município para se dedicar ao turismo como mais uma alternativa de geração de renda para o meio rural.
Durante os treinamentos (que participamos neste período) em projetos do Sebrae e do IELUSC – Instituto Evangélico Luterano, realizamos várias visitas técnicas a outras cidades, onde a atividade turística já está consolidada e constatamos que dispomos de atrativos e belezas naturais tão impressionantes quanto as deles. No entanto, tivemos que convencer os habitantes locais a reconhecer estes atrativos e acreditar na atividade para daí nos lançarmos ao trabalho de preparação, adequação e divulgação.
Atrativos é que não nos faltam, pois temos: a ferrovia cortando nosso território – com várias edificações a serem restauradas; a história marcada pelo Contestado – que precisa e está sendo resgatada; o tropeirismo que deixou suas marcas; um povo hospitaleiro e rico em conhecimento herdado de seus antepassados… Nossa terra também foi abençoada com uma topografia diversificada, clima de altitude e estações do ano bem definidas, o que nos proporciona belezas naturais indescritíveis.
As Caminhadas da Natureza estão atendendo a vários objetivos. Proporcionam mais uma opção de diversão e lazer saudável para a população local e os visitantes adeptos da atividade; a oportunidade de mostrar nossas belezas e atrativos; geram renda aos agricultores (através da venda de produtos agrícolas), às associações (com as refeições servidas aos participantes), aos meios de hospedagem e aos integrantes dos roteiros turísticos já formatados; mas, acima de tudo, proporcionam a elevação da autoestima dos envolvidos.
Assim, as caminhadas fazem parte de todo um trabalho de resgate da autoestima dos agricultores da região, através da valorização de sua cultura e tradições, seja nos produtos que estarão à venda, nas refeições que serão servidas ou na simples recepção das pessoas em sua comunidade. Muitos não fazem ideia que as árvores, as pedras, os morros, as pinguelas, as casas, enfim, o meio em que vivem, têm seu charme aos olhos dos visitantes e a caminhada é realmente contemplativa. A beleza cênica do percurso é uma inspiração. A caminhada segue por estradas bem cuidadas, mata nativa, ar puro, observa-se o mosaico formado com as plantações de árvores exóticas, fruto do processo de intervenção do homem na natureza, quando o cheirinho refrescante dos eucaliptos certamente é convidativo ao ócio, à conversa, à contemplação da natureza…
Um momento de paz, introspecção e valorização das coisas simples da vida.
Vale a pena se dar de presente esse momento!
TEXTO III
IMPORTANTES INFORMAÇÕES DAS ENTIDADES
© Direitos Autorais © 2005–2018 EcoBooking Ltda. Todos os direitos reservados. Contato através de contato@ecobooking.com.br.
O que é o IVV InternacionalerVolksporterVerbunder (IVV)
É uma Federação Internacional de Esportes Populares. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, está presente em mais de 50 países, são mais de 7.500 circuitos e 20 milhões de adeptos.
A ANDA BRASIL, por ser filiada ao IVV, respeita seus padrões internacionais de formatação e sinalização. A abrangência internacional agrega valor às atividades não competitivas, estimula a integração social, o comércio solidário e promove o Turismo Responsável, em sua maioria de Agricultura Familiar.
Papel da ANDA BRASIL
A ANDA BRASIL é uma CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS, atividades esportivas não competitivas e inclusão social. Fundada em 2006, a entidade é responsável pela formatação e promoção de mais 500 circuitos ecorurais em 19 estados brasileiros, sendo 70 no Paraná, 70 em Mato Grosso, 70 no Rio de Janeiro, e tantos outros distribuídos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraíba, por exemplo, o que corresponde a aproximadamente 100 mil caminhantes. A ANDA BRASIL é responsável por formatar e cadastrar os circuitos nacionais, realizando a interlocução com as entidades internacionais para qualificar e promover os roteiros e circuitos brasileiros.
Importância de uma caminhada organizada. A comunidade rural onde acontece a Caminhada na Natureza deve ser mobilizada para o evento com o objetivo de receber bem os visitantes e mostrar as paisagens e estruturas comunitárias. Espaços para estacionamento de veículos devem ser previamente preparados com as sinalizações e os cuidados na permanência destes. O Café da Manhã é um dos primeiros serviços sugeridos a ser disponibilizado aos participantes. Ele pode ser oferecido e comercializado por um empreendedor local ou pela comunidade organizada. O café rural não deve ter preço abusivo e oferecer produtos locais, para valorizar a economia da região mais próxima, assim como todo o seu processo produtivo. Antes de iniciar a caminhada, o organizador da atividade deve dar boas vindas aos caminhantes e fornecer orientações a respeito do circuito, apresentar a cultura local de forma descontraída para dar aconchego aos participantes. O aquecimento físico com alongamentos é uma etapa importante, orientada e realizada por profissionais da área esportiva, que representem entidades parceiras e que estão na organização do evento. No circuito, o caminhante deve ter disponíveis banheiros, fornecimento de água, venda de produtos alimentícios e artesanais, lixeiras e serviços de saúde. Há caminhadas em que o almoço é servido com pratos típicos do meio rural local, valorizando a produção. Este serviço de alimentação é servido por um empreendedor local ou uma organização que represente os diversos segmentos das comunidades rurais. O preço não deve ser abusivo e em concordância com a economia local. Na maioria das Caminhadas há uma Feira de Produtos locais, demonstrando os diversos patrimônios culturais, agrícolas, ambiental e histórico da comunidade. E para aumentar a permanência do caminhante na comunidade rural, sugere-se oferecer outros serviços de lazer. Importância da agenda de eventos, pois só com ela poderemos entrar no calendário internacional. O Calendário Nacional de Caminhadas na Natureza visa possibilitar intercâmbio entre os praticantes da atividade, assim como acontece em mais de 50 países filiados ao InternacionalerVolksporterVerbunder (IVV) – Federação Internacional de Esportes Populares. As Caminhadas na Natureza são divulgadas também em Catálogo Francês da FFSP e Catálogo Internacional – IVV, além de: Mídia Eletrônica, Site e Mailing da Anda Brasil e em Feiras e Eventos (ABAV, Salão de Turismo, SITV- Salão Internacional de Viagens e Turismo/ França, Walking Rio, Conotel, Brite, FeiraTur, RuralTur, entre outros). Caderneta Internacional do IVV Os caminhantes que participam de Caminhadas na Natureza nos Circuitos Credenciados pela ANDA BRASIL recebem gratuitamente Cadernetas Internacionais do IVV, com direito a 10 participações, e em cada caminhada há um carimbo personalizado referente ao circuito percorrido. Ao completar a Caderneta, a ANDA BRASIL providencia o registro das informações e emite em conjunto com o IVV o Certificado de Participação Personalizado, com bonificações progressivas e uma nova caderneta com 20 participações para completar com novas atividades Esportivas Populares. NO MUNDO Tipos de circuitos credenciados:
– Circuitos de eventos: Credenciados para realizar um evento por ano em data predefinida. Percurso normalmente circular e com 10 km em média.
– Circuitos permanentes: Credenciados para realizar eventos em qualquer dia do ano. É preciso a indicação, pelo circuito, de um profissional para acompanhar a caminhada. Percurso com 10 km em média.
– Circuitos longa distância: Credenciados para realizar eventos de longa distância, que no padrão internacional que considera o mínimo de 40 km com grau de dificuldade para ser percorrido em dois dias ou mais. Assim como nos Circuitos permanentes, é preciso a indicação de um profissional treinado, que ficará responsável pelos turistas.
– Circuito pedagógico: Credenciados para realizar eventos pedagógicos em qualquer dia do ano. É preciso a indicação de um profissional qualificado. O tamanho do percurso é variável em função da proposta pedagógica e da faixa etária.
– Circuito interpretativo: Credenciados para realizar eventos educativos em qualquer dia do ano. É preciso a indicação de um profissional qualificado. O percurso, obrigatoriamente, recebe sinalização interpretativa dos seus atrativos, históricos, culturais ou naturais.
Esportes Populares credenciados no Brasil:
Caminhada na Natureza: Praticada a pé, em trilhas e estradas vicinais, onde normalmente a comunidade local já utiliza para seus deslocamentos diários. A acessibilidade deve sempre ser levada em conta na escolha do trajeto. É recomendado que seja circular (para facilitar a operação) e que tenha Postos de Controle (mínimo 2), preferencialmente utilizando equipamentos já existentes.
Cicloturismo: Praticado em bicicletas por trilhas e estradas vicinais, onde normalmente a comunidade local já utiliza para seus deslocamentos diários. A acessibilidade deve sempre ser levada em conta na escolha do trajeto, que para o cicloturismo deve ser de 25 km..
Natação: Praticado em raias de 900 metros em rios, lagos e praias calmas onde normalmente a comunidade local já utiliza para suas atividades de lazer. A acessibilidade deve sempre ser levada em conta na escolha das raias e na sinalização: Os circuitos devem ser balizados com sistema de sinalização no padrão internacional do IVV. Sempre que possível devem ser implantadas placas diretórios, de atrativos e de adesão.