Carlos Alberto (Beto) Richa merece o reconhecimento de União da Vitória. (Caro internauta – sem preguiça: antes de qualquer manifestação abra o Site e leia a íntegra do texto postado)
Apesar das denúncias, ainda em discussão na Justiça e sua prisão, Beto Richa não pode ser ignorado pela população de União da Vitória.
Entendo que se ele cometeu atos ilícitos, deve pagar por eles, rigorosamente dentro da lei, exatamente como muitos, entre os quais o ex-presidente Lula que está preso desde abril em Curitiba.
Mas vou deixar de lado esse problema judicial do ex-governador e atual candidato a uma das duas vagas ao Senado Federal.
Ao longo desses quase 54 anos de atividade jornalística, me recordo com a mais absoluta certeza, dos governadores que foram realmente importantes para União da Vitória e a região.
Paulo Cruz Pimentel, responsável pela construção da Usina de Salto Grande do Iguaçu, que sumiu com a construção da Usina de Foz do Areia, mas que foi de fundamental importância para acabar com o problema da frequente falta de energia elétrica em União da Vitória/Porto União/Porto Vitória/Bituruna/General Carneiro/Cruz Machado. E na cidade de União da Vitória a construção do Núcleo Social Odete Conti.
E, o mais importante: o asfaltamento do trecho da BR-476 de União da Vitória a São Mateus do Sul. Não fosse por ele, jamais o então Ministro dos Transportes Mario Andreazza determinaria o asfaltamento do trecho de 85 quilômetros.
Essa é uma história que pretendo relatar, em detalhes em breve, e que envolveu também duas figuras importantes da história: Domício Scaramella (PTB/MDB) e Alfonso Francisco Ullrich, que presidia a então Associação Comercial e Industrial de Porto União da Vitória e o Diretório Municipal da Arena.
Outro governador importante para a região de União da Vitória foi Jaime Canet Junior, que voltou suas atenções para o asfaltamento de obras rodoviárias, como a BR-153 e a PR/170.
Mas um deles foi realmente importante para União da Vitória: José Richa, que um dia apareceu aqui a convite do prefeito Domício Scaramella. Bem mais jovem, fui o primeiro repórter a entrevistá-lo pela Rádio Colmeia. Foi assim que começou o apego dele por União da Vitória.
Em 1982 foi eleito governador e já no ano seguinte,1983, num dos períodos mais dramáticos da nossa história, que foi a grande enchente, mandou vários de seus secretários para auxiliar o prefeito Alcides Fernandes Luiz.
A marca do sua passagem pelo Governo do Estado está presente em nossas vidas todos os dias: a Ponte Domício Scaramella. Além da ponte, asfaltamento das ligações a Cruz Machado (inaugurada pelo seu sucessor Alvaro Dias) e o asfaltamento da PR-153, que liga a BR-476/Paulo Frontin/Mallet/Rio/Azul/Rebouças/Irati.
Beto Richa não pode ser ignorado pelo eleitorado de União da Vitória.
Como enfatizei no início do texto, os possíveis erros de Beto Richa não devem ser ignorados pela Justiça, mas a sua importância como governador em União da Vitória não pode ser simplesmentes apagado da nossa memória.
Afirmar que ele não deu atenção a União da Vitória, por favor vamos ser coerentes, porque isso não é verdade.
Só a construção da nova ponte totalmente viabilizada em sua gestão, já é o suficiente para se reconhecer o quanto ele foi importante para União da Vitória, além de várias outras obras, como as revitalizações do ginásio de esportes ‘Isael Pastuch’, estádio municipal ‘Antiocho Pereira’, Mini-Arenas, além de outras.