Esperidião Amin vai mergulhar de corpo e alma na campanha de Gelson Mersio

Definidas as candidaturas e alianças partidárias, os deputados e os líderes políticos passam a examinar os cenários, fazendo previsões sobre as eleições em Santa Catarina.

O primeiro consenso: a eleição está polarizada, indicando segundo turno entre Gelson Merisio (PSD), liderando aliança com 15 partidos, e Mauro Mariani (MDB), apoiado por nove siglas. Isto se nenhum dos dois for impulsionado por algum fator imprevisível ao longo da campanha.

Segundo:  a transferência de votos, como resultado das alianças, deve ser muito mais tranquila e majoritária, de Esperidião Amin (PP) para Gelson Merisio (PSD) do que dos seguidores de Paulo Bauer (PSDB) para Mauro Mariani (MDB). No cenário que prevaleceu no Estado, os progressistas têm no MDB um adversário histórico. Na maioria dos municípios, as disputas tem se dado, historicamente, entre o PP e o MDB.

Na avaliação de vários deputados há, ainda, um percentual de prefeitos do PSDB que não admite apoiar Mariani. Foram eleitos contra o MDB e apoiados pelo PSD de Merisio. Isto já ocorre em cinco municípios do Alto Vale do Itajaí, começando pelo prefeito José Thomé (PSDB), aliado do deputado Miltom Hobus e eleito com votos do PSD. Isto explica o Movimento “Tucano + 10”. O número do PSDB é 45 e o de Merisio, 55.

Amin vai mergulhar de cabeça na campanha de Merisio.(Moacir Pereira).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *