Gelson Merisio (PSD), candidato a governador em Santa Catarina, completou neste domingo a chapa majoritária que disputará as eleições em 2018. O vice-governador será João Paulo Kleinubing (DEM), com o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) ao Senado e o deputado federal Esperidião Amin (PP) também na disputa para as duas vagas de senador. Após construção nas últimas semanas, as legendas seguem unidas para a campanha, que se inicia a partir do dia 16 deste mês.
Estão coligados os partidos PSD, PP, PSB, DEM, PDT, Podemos, Solidariedade, PRB, PSC, PROS, PCdoB e PHS. São 12 siglas aliadas ao todo.
Gelson Merisio, Kleinubing, Colombo e Amin têm ao seu lado 72 candidatos a deputado federal e 172 candidatos a deputado estadual. Além disso, contam com o apoio de 124 prefeitos, 1233 vereadores e 125 vice-prefeitos.
O alinhamento entre PSD e PP coloca duas das maiores forças políticas do estado dentro do mesmo projeto. Os pessedistas são o segundo maior partido catarinense no número de prefeituras, e os progressistas a terceira maior força em prefeituras, enquanto o PP é o segundo maior no número de vereadores. (Com informações de Claudio Prisco Paraíso).