Cida diz que segue a ‘risca’ o que Beto Richa traçou no governo, mas as questões relacionadas à aliança serão resolvidas nas convenções
Questionada nesta sexta-feira (27) sobre a provável saída do PSDB da aliança de partidos que devem compor a coligação em sua campanha à reeleição, a governadora Cida Borghetti desconversou e disse que as decisões serão decididas na convenção do PP, dia 4 de julho.
A saída dos tucanos, em crise revelada no início da semana pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), marido de Cida, também pode causar a saída de outros partidos da chapa, como PSB e até mesmo DEM. Cida ainda tem a maior de todas as coligações. Em entrevista à rádio CBN Londrina, nessa quinta-feira, o ex-governador Beto Richa, presidente estadual do PSDB e pré-candidato ao Senado, disse que a tentativa de afastar os tucanos da coligação causou “instabilidade e insegurança” aos partidos aliados.
Após evento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) em Curitiba nesta sexta-feira, Cida disse que seguiu “à risca” o que Richa traçou no governo, mas que as questões relacionadas à aliança serão resolvidas nas convenções do partido, até o dia 5 de agosto.
“Acho que são duas situações diferentes. Uma é um governo equilibrado, um governo bem avaliado, que segue à risca o que o governador Beto Richa, e que eu fiz parte nos últimos três anos, um governo onde nesses últimos cem dias foram mais de R$ 5 bilhões liberados para as 399 cidades do Paraná. Trouxemos modernidade, agilidade, para o governo. E estamos cuidando rigorosamente dos compromissos que o governador já havia sinalizado e ampliando ações impostantes. Este é um assunto. Outro assunto é as coligações, que é completamente separado da administração de um governo. As decisões serão tomadas nas convenções. Nossa convenção (do PP) será no dia 4 de agosto e cada partido está colocando a data da sua convenção””, desconversa.
Fernanda fica
Cida afirmou que a esposa de Beto Richa, Fernanda Richa, secretária da Família e Desenvolvimento Social, continua no governo. “Fernanda Richa está no governo. É secretária da Família e assuntos pertinentes à Família Paranaense, que é um programa que ela, com muita atenção, com muito carinho, e é uma grande secretária, que tem nos ajudado muito nesta pasta social”, elogiou.
Durante sua participação no painel promovido pela Faciap, Cida disse que demitiu o ex-chefe de Gabinete de Richa, Deonilson Roldo, de um cargo que ocupava na Copel, após denúncias de corrupção. Quanto aos outros cargos ocupados pelo grupo de Richa, como na Secretaria de Administração e Previdência, pelo secretário Fernando Ghignone, Cida não respondeu à imprensa. “Deonilson já foi demitido já na primeira semana por ações que vocês da imprensa já acompanharam”, disse enquanto se retirava da área de entrevistas no evento. (Bem Paraná).