Criada a Semana do Contestado em Três Barras

E foi aprovada a criação da Semana do Contestado no município de Três Barras. De autoria da vereadora Carla Shimoguiri (PTB), o texto recebeu parecer favorável de todos os edis presentes na sessão da última segunda-feira, 09. Com isso a Guerra do Contestado, sua história e desdobramentos serão relembrados entre 20 e 27 de Outubro, todos os anos. O projeto segue para sanção ou veto do executivo.

De acordo com a redação, a Semana do Contestado poderá ter realização do Poder Legislativo Municipal conferências, palestras, sessões cívicas e comemorativas, exposições e outras atividades culturais, tendo como co-participante a Secretaria Municipal de Educação, que estenderá tais ações à Rede Municipal de Ensino.

Na defesa do projeto, a vereadora relatou a história de Três Barras, diretamente ligada ao conflito, citando que a Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que esteve instalada no município, é considerada como um dos fatores desencadeadores da Guerra, destacada em inúmeras pesquisas. Atualmente, parte do que resta do seu patrimônio está edificado na área do Campo de Instrução Marechal Hermes – CIMH.

Além disso, no texto, a vereadora citou a disputa pelo município, que em determinado momento era paranaense, e momentos depois, catarinense. Carla também destacou o Museu Municipal e a formação sócio-histórica da região para fundamentar a necessidade do registro e assim salvaguardar a história local.

Na tribuna Carla defendeu a aprovação afirmando que “esse projeto vai resgatar a história do município, que já é ilustrada em nosso museu que recebe visitas de diversos alunos do ensino médio e também das universidades”, interessados em conhecer o conflito que foi um dos mais violentos dos registros brasileiros. 

Ao destacar que o próprio estado de Santa Catarina e outros municípios já instituíram a Semana do Contestado, disse que “Três Barras também merece ter essa lembrança”, citando que pesquisas on-line podem ajudar a entender o conflito, como um vídeo produzido por alunos da EEB Colombo Machado Salles, disponível no Youtube, ou no blog da autora tresbarrense Soeli Regina Lima, que integra a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). (Com informações do jornal A Gazeta, de Três Barras).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *