Combate à evasão escolar tem atividade intensa na semana que vem
Na continuidade da agenda de 2018 do Projeto de Combate à Evasão Escolar, a Vara da Infância e Juventude, cujo titular é o juiz Carlos Mattioli Kochany, e o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de União da Vitória/PR programaram diversas atividades para a próxima semana.
Na segunda e terça-feira o Fórum recebe pais, mães e familiares de alunos evadidos ou com excesso de faltas nas escolas da região, no programa Escola de Pais. Nas atividades que acontecem no próprio Fórum da Família/Cejusc os responsáveis serão atendidos pela equipe multidisciplinar, em atividades de orientação previamente programadas, com o intuito de trazer informações e encaminhamentos que possam auxiliar na resolução de problemas que causam o afastamento dos filhos da escola. 60 famílias foram convocadas para cada dia de atividades.
Na segunda-feira, dia 02, as 18h30min, ocorre o encerramento da primeira etapa do Projeto de Intervenção Pedagógica de Prevenção às Violências no Colégio Estadual Pedro Stelmachuk, com a palestra “Adolescência e Contemporaneidade”, a ser realizada pela equipe do Serviço Auxiliar da Vara da Infância e Juventude (SAIJ) do Fórum. O projeto é executado conjuntamente pela Direção do Colégio, Vara da Infância e Juventude, Cejusc, Núcleo Regional de Educação, com a coordenação da Professora Solange Alves Pereira.
Ainda na segunda-feira, as 19h30min, no auditório Edson Ayres, na Uniguaçu, o Cejusc da Comarca de União da Vitória promove o primeiro “Workshop Juventudes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, em que serão divulgadas novas parcerias e projetos do CEJUSC para o público jovem e adolescente de União da Vitória, com informações sobre o primeiro emprego, menor aprendiz, atividades culturais, arte, música, esporte e lazer.
Na terça-feira, a partir das 14h00min, o CEJUSC em conjunto com a Vara da Infância e Juventude e a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, realiza a primeira etapa da Capacitação da Rede Municipal de Educação, com o tema “Educação e Direitos Humanos”. Com a participação do Juiz de Direito Carlos Mattioli, a capacitação que será realizada no auditório Wilson Ramos Filho, na Uniguaçu, visa debater e dialogar com todos os profissionais da educação do Município, equipes diretivas e pedagógicas, professores, agentes educacionais, os temas que desafiam o cotidiano dos Cemeise Escolas Municipais.
Por fim, ainda na terça-feira, as 19h00min, na Escola Municipal Judith Goss de Lima, no Bairro Rio d’Areia, serão entregues aos alunos os documentos de identidade digital do Projeto Criança e Adolescente Protegidos. No evento estão programadas atividades artísticas e culturais, além do atendimento de cidadania do Cejusc (Projeto Amigos do Povo), com orientações jurídica, atendimentos psicológico e de serviço social, agendamentos de mediação e outros encaminhamentos aos serviços do Fórum. (Assessoria do CEJUSC).