O afastamento do prefeito de Paulo Frontin deve ser um alerta para os demais, que esquecem, ou não conhecem seus deveres
Os nove membros do Poder Legislativo de Paulo Frontin decidiram em sessão extraordinária afastar pelo prazo de 180 dias o prefeito Sebastião Elias da Silva, empossando de imediato o vice-prefeito Antonio Gilberto Gruba.
O afastamento, teve como fundamento, uma série de irregularidades que vem sendo, segundo o Legislativo, causadas pelo prefeito Sebastião Elias.
Provavelmente, ainda nesta quarta-feira, o prefeito afastado deve entrar com recurso Comarca de Mallet. Talvez, como aconteceu em casos idênticos, tenha pedido de liminar deferido e retorne ao cargo.
O problema é que a maioria dos prefeitos, após eleitos, de posse de um diploma da Justiça Eleitoral, assume uma postura totalmente anti-republicana, seque tomando conhecimento de suas de seus direitos e responsabilidades.
Extrema importância o cargo
O cargo de prefeito é de extrema relevância para o futuro da cidade. Como o nome já diz, o Executivo é de fato o poder que executa, que coloca em prática o conjunto de intenções do governo por meio de obras, projetos, programas ou políticas públicas –
Ou seja, o prefeito é o responsável por comandar a aplicação dos recursos arrecadados com os impostos do município, assim como aqueles repassados pelo Estado e a União.
Algumas das funções do prefeito de uma cidade:
– Construir e manter o funcionamento de creches, escolas municipais e postos de saúde.
– Cuidar das questões do trânsito como pavimentação de ruas, construção de ciclofaixas e sinalização.
– Garantir que o serviço de transporte público e de fornecimento de água seja prestado adequadamente.
– Zelar pelo patrimônio histórico, artístico e cultural,além de promover a cultura da cidade.
– Garantir a limpeza da cidade e serviços como coleta de lixo.
– Sancionar ou vetar leis aprovadas pela Câmara de Vereadores, assim como enviar propostas de lei de sua autoria ao Legislativo.
– Representar o município e dialogar com a população local.