Natalie Unterstell faz parte da primeira turma de projeto inédito para novos talentos na política
O RenovaBr, instituto de formação com foco na renovação política do Poder Legislativo, encerra as atividades da primeira turma em Brasília, nos dias 19 a 21 deste mês. Será a primeira vez, desde o início do programa em fevereiro, que um módulo presencial não acontece em São Paulo.
O objetivo do projeto inédito no Brasil é qualificar pessoas de todo o país para disputarem as eleições deste ano. As lideranças foram selecionadas num processo seletivo rigoroso que contou com mais de quatro mil inscritos para 130 vagas.
Natalie Unterstell é a única mulher selecionada do Paraná. Ela ressalta as atividades sobre ética e gestão fiscal sustentável como importantes para sua formação. “É muito interessante compreender como usar os instrumentos da política tradicional de uma maneira diferente, mais íntegra e poderosa, sem depender de caciques e cabos eleitores”, reforça a jovem que concorrerá a deputada federal.
Natalie Unterstell tem 35 anos, mora em Curitiba e é formada em Administração pela FGV, com mestrado em Harvard. Foi negociadora do Brasil na ONU. Dirigiu a área de desenvolvimento sustentável da Presidência da República e coordenou a primeira agência estadual dedicada a política de baixo carbono no país. Foi escolhida como liderança ambiental por Harvard em 2015.
“O RenovaBr nos trouxe um sentimento de pluralismo. Ter pessoas de diferentes correntes ideológicas, diferentes partidos, de diferentes estados e mesmo assim, a gente conseguiu se enxergar como um grupo que tem princípios éticos e muita vontade de renovar a política que está aí”, resume Natalie.
A líder RenovaBr embarcou nesta segunda-feira para Brasília. Na última etapa de aulas presenciais, as lideranças terão atividades no Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. Entre as disciplinas propostas estão orçamento, Direito Eleitoral e contabilidade em campanhas; pontos estratégicos para construção de políticas públicas, ativismo digital, crescimento inclusivo e sustentável no Brasil, além de um seminário sobre Reforma Política com a presença de senadores e ministros do STF. (Karine Carvalho).