Moreira desiste e Mariani é o candidato do MDB ao Governo de Santa Catarina
Na reunião da executiva do MDB, ampliada com a participação das bancadas estadual e federal, na manhã desta segunda (18), em Florianópolis, uma surpreendente decisão do governador Eduardo Pinho Moreira evitou que a questão polêmica de uma prévia entre ele e o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual da sigla, fosse debatida.
Moreira abriu mão em nome da dedicação ao governo e Mariani será o candidato ao governo pelo MDB. Os dois já haviam sido informados que a maioria dos parlamentares, 11 deputados estaduais e quatro federais – Mariani não entra no cálculo -, mais o senador Dário Berger, rejeitariam a proposta de uma disputa entre ambos para definir o candidato emedebista.
Mariani deve conceder uma coletiva na tarde desta segunda para explicar o que foi decidido. Em síntese: Moreira tomou uma decisão que só ele, que foi presidente da sigla por 11 anos nos 32 de vida pública – onde conviveu com Ulysses Guimarães e outros históricos emedebistas, que influenciaram, entre outros, o próprio Luiz Henrique – poderia tomar.
Ao final do encontro, a assessoria do MDB divulgou detalhes da reunião realizada no Hotel Plaza, de Florianópolis. Acompanhe na íntegra:
“Unido, MDB consolida processo eleitoral com Mauro Mariani ao governo
Numa demonstração de unidade e força partidária, a executiva estadual do MDB e as bancadas consolidaram o projeto da sigla para a eleição de outubro, na manhã desta segunda-feira, 18,em Florianópolis. De acordo com o governador Eduardo Pinho Moreira só unido o MDB fortalecerá sua caminhada. ‘Atualmente, pensar num processo eleitoral é inconciliável com a missão de administrar o Estado, na situação de extrema dificuldade que se encontra. Os interesses de Santa Catarina são prioritários’, disse o governador.
Num relato de mais de 50 minutos, Moreira falou de sua ligação com o MDB e de suas responsabilidades e compromissos. ‘Eu tenho responsabilidade com o MDB, partido que eu ajudei a construir. Eu vi o MDB nascer e conheço a história de cada um de vocês, de todos os nossos líderes. E eu sei que no momento atual só há uma chave para nosso sucesso: a união. Não posso abdicar da condição de governar, Santa Catarina precisa de mim neste momento, nessa condição. O presidente Mauro Mariani é nosso candidato e todos nós vamos trabalhar para a vitória’, disse.
‘Reconheço o gesto do governador Eduardo. O MDB só terá sucesso pelo gesto que você prática aqui. Teu gesto nós da um alento e a esperança que precisamos. Estou pronto para o desafio, confio em todo o trabalho que realizamos até momento e o apoio do partido será essencial nessa batalha. Contem comigo’, afirmou Mariani.
Eduardo Moreira citou passagens do senador Luiz Henrique, que de fusca saia chamando gente com um megafone para construir o MDB, em Papanduva; e do senador Casildo Maldaner, que representa a motivação do MDB, um compromisso pessoal com o passado, presente e futuro de Santa Catarina. Relatou sua história de vida, desde adolescência em Juiz de Fora, quando teve seu primeiro contato com a sigla e a política; a carreira médica que foi substituía pela vida pública, que já completa mais de 30 anos; e do atual desafio de governar o estado, com déficit financeiro e obstáculos diários. ‘Não podemos, neste momento, dividir o partido que juntos construímos. O atual cenário exige de nós compromisso. O Mauro terá nosso integral apoio. Só temos um caminho agora: ganhar a eleição’, disse.
Entre todos os líderes presentes, reconhecimento e admiração pelo gesto praticado pelo governador e pela participação com Marini na eleição estadual. Presidente de honra do MDB, Casildo Maldaner, de forma emocionada ressaltou o gesto de Moreira. ‘Somos um tropa de choque e o resultado desta reunião incendeia ainda mais nossa base. É muito bonito ver as páginas de nosso partido sendo escritas com a nobreza de quem coloca o MDB à frente dos interesses pessoais. Eduardo consolida-se como nosso grande líder e o Mauro será nosso representante para orgulhar ainda mais nossa história’, afirmou.
O senador Dário Berger e o ex-governador Paulo Afonso também fizeram discursos fortes, destacando o momento do MDB catarinense. Os emedebistas falaram ainda da construção de parcerias e do diálogo que mantêm com outras siglas. ‘O MDB constrói unido o caminho para a vitória’, garante Mariani.” (Com informações de Roberto Azevedo, do Diretório do MDB e Marcelo Tolentino).