Mariani comanda pré-convenção e pode ser confirmado candidato
Presidente estadual do MDB, o deputado federal Mauro Mariani levará à próxima reunião da Executiva, na segunda-feira, a discussão sobre a possibilidade de prévias ou mesmo de uma pré-convenção para que a legenda defina o mais rapidamente possível seu candidato a governador. O próprio Mariani é pré-candidato, condição que assumiu lá em 2014.
Na condição de presidente da seção Barriga-Verde do Manda Brasa, Mariani vai conduzir o debate nesta direção.
Até porque existe esta previsão – de prévias ou de pré-convenção antes da convenção homologatória – no processo de prévias que foi lançado pelo partido em março e que não ocorreu porque somente Mauro Mariani se inscreveu. Udo Döhler, que também assumia de alguma maneira a condição de pré-candidato, desistiu. A ideia é retomar o processo agora em junho.
Pelo que já está estabelecido, poderiam votar os detentores de mandato dentro do Manda Brasa. Ou seja, prefeitos (são mais de 100), vice-prefeitos, (vereadores, deputados federais e estaduais, o senador da sigla e o governador Eduardo Pinho Moreira.
Incógnita
Resta saber agora até que ponto o próprio Moreira vai se colocar como pré-candidato ou não. Na verdade, ele nunca oficializou esta condição, apesar dos vários movimentos e recados de bastidores, deixando em aberta a possibilidade de buscar a reeleição.
Calendário
Mauro Mariani, que está na estrada há mais de três anos, tem pressa. Sem definição de quem será o cabeça de chapa, ele não consegue fechar alianças com outras legendas. Neste contexto, o pré-candidato corre contra o calendário eleitoral. (Cláudio Prisco Paraíso).