Nesta semana, o feriadão de Corpus Christi

Quinta-feira, dia 31, é um feriado facultativo comemorado pela religião católica, mas repartições públicas – municipais, estaduais, federais, escolas e bancos – não funcionam em União da Vitória e estendem a folga até na sexta-feira. É mais  mais um feriadão.

Vão, como em todos os feriadões, apenas funcionar os serviços considerados essenciais. Mas talvez nem todos na situação que estamos atravessando com a complicada paralisação dos caminhoneiros do país.

A Prefeitura de Porto União – já postamos a informação – informa que na sexta-feira o expediente será normal. Mas já as repartições estaduais – o Poder Judiciário e o Ministério Público – tudo indica que não vão funcionar.

A data de Corpus Chirsti é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Nesse dia, em nossas cidades, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *