Uma eleição para o Governo do Estado aberta
A pesquisa do Instituto Radar Inteligência divulgada nesta sexta-feira, 25, mostra uma eleição ainda aberta ao governo do Estado no Paraná. Nada menos que 84,5% dos eleitores afirmaram que ainda não sabe em quem votar no dia 7 de outubro na disputa do Palácio Iguaçu.
Essa pergunta espontânea também mostra que nenhum dos pré-candidatos apontados apresenta uma intenção de voto robusta capaz de indicar qualquer favorotismo. Aos números da espontânea: Ratinho Junior (4%), Osmar Dias (3,3%), Roberto Requião (3,2%), Alvaro Dias (2,2% ) e Cida Borghetti (2,2%) e os demais bem abaixo do 1%. Requião deve concorrer ao Senado e Alvaro é pré-candidato a presidente. Nota-se ainda que a margem de erro é de 2,9% na pesquisa.
Na estimulada, Ratinho teria 35,2% contra 27,4% de Osmar Dias, 8,4% de Cida e 3,2% de Dr. Rosinha. Os números até são bons para Cida Borghetti que mais do que dobrou a intenção de voto em relação às duas últimas pesquisas do Instituto Radar. Em dezembro, ela pontuava 3,3% e no levantamento divulgado nesta sexta-feira, alcançou 8,4% – um crescimento de 154%.
A rejeição de Cida também cai se comparar os números dos levantamentos do último Ibope de abril e do Radar desta sexta-feira. No Ibope a rejeição da governadora, por desconhecimento, era de 40% e agora no Radar fica em 22,2% – uma queda acentuada de 80,1%.
O Radar entrevistou 1.200 eleitores entre os dias 18 a 22 de maio. A margem de erro de erro é de 2,9% e o intervalo de confiança, de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PR-00078/2018. (Do Blog de Fábio Campana).