Nos Bastidores da Notícia

Comenda Pinhão do Vale será entregue no dia 30

Marcada para o dia 30 do mês em curso, às 20 horas, no auditório da Unespar/Fafi (Universidade do Estado do Paraná), a sessão solene da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), com o objetivo de comemorar os 18 anos de fundação da instituição e entregar a Comenda Pinhão do Vale à senhora Giselda Storck (professora e maestrina da APAE de Porto União) e à senhora Laurete Bub Pinto Conte (presidente da Casa de Apoio Amor Fraterno. A solene sessão será presidida pelo professor Raulino Bortolini, atual presidente da ALVI.

O Sucesso do 1º Encontro do Tropeirismo

Realizado com sucesso o 1º Encontro Regional do Tropeirismo ‘Caminho das Missões’, organizado pela Secretaria da Cultura de Porto União. Foram três dias de muita movimentação e que reuniu representantes de várias cidades de Santa Catarina e do Paraná. E, o mais importante, e até emocionante, a presença de tropeiros, que apesar da idade já bem avançada compareceram. São  muitos os elogios aos organizadores do evento, que resgata nossa história, lembrando do começo da ocupação das atuais cidades irmãs.

A nova ponte sobre o Rio Iguaçu

Lembro para alguns cidadãos que começam a cobrar o início das obras da nova ponte sobre o Rio Iguaçu. Necessário destacar que se trata de uma obra gigantesca, aquela que será considerada a mais importante deste ainda início do século 21. Todas as providências legais já estão concluídas e a empresa/consórcio já está se instalando. Até agora, apesar de alguns detalhes no processo licitatório, tudo vai bem e dentro do prazo. O início das obras, que  ainda devem demorar alguns meses para serem notadas. Afinal, caros ‘apressadinhos’, não se trata de um pequena obra, mas de uma ponte relativamente gigantesca. E o Poder Público está levando a sério o projeto.

Santa Cruz do Timbó vai ganhar a Praça do Centenário

O importante distrito de Santa Cruz do Timbó, que em 2019 completará os seus 100 anos de fundação, vai ganhar também a sua Praça do Centenário. A confirmação da construção da praça é do próprio prefeito Eliseu Mibach. Uma sugestão: a praça do Centenário de Santa Cruz do Timbó deve ser denominada de Praça do Centenário Prefeito Ilário Sander, que nasceu no distrito e foi vereador duas vezes e duas vezes prefeito. Homenagem mais do que justa prestada com a construção da Praça do Centenário de Porto União.

Termina quarta-feira prazo para regularizar situação eleitoral

Se você tem alguma pendência eleitoral ou está prestes a completar 16 anos pode procurar uma de nossas zonas eleitorais para resolver tudo. Em Porto União na 25ª Zona Eleitoral, que abrange também Irineópolis e Matos Costa. A 25ª Zona está instalada na Rua Matos Costa. E em União da Vitória com duas Zonas Eleitorais – 33ª ( União da Vitória e Paula Freitas) e 153ª (General Carneiro, Porto Vitória, Bituruna e Cruz Machado). O Cartório Eleitoral das 33ªs e 153ªs Zonas Eleitorais, está localizado na Rua Prudente de Morais, no centro de União da Vitória. O voto é obrigatório, com exceção dos que tem menos de 16 anos e dos já estão passando dos 70 anos.

Devagarinho, mas está começando

Faltam menos de seis meses para o pleito de outubro de 2018, quando os eleitores brasileiros vão eleger seus representantes nas Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Santa Catarina, com menos de cinco milhões e eleitores, vai eleger 40 deputados estaduais e 16 federais, além de dois senadores. O Paraná, já perto dos oito milhões de eleitores, vai eleger 54 deputados estaduais, 30 federais e também dois senadores.

Presidente da República e governadores dos dois Estados

Os eleitores catarinenses e paranaenses vão, também, eleger os novos governadores de nossos Estados e o presidente da República. No Paraná, até agora, três nomes aparecem nos meios de comunicação como os mais fortes candidatos: a atual governadora Cida Borghetti (PP), Ratinho Junior e Osmar Dias (PDT). Mas devem surgir candidatos de outros partidos, pois MDB e PT não vão ficar de fora, com certeza.

Em Santa Catarina, já são quatros os pré-candidatos

Em Catarina, os analistas políticos dos meios de comunicação estão bem mais ativos que os do Paraná e não economizam espaços sobre os pré-candidatos. Já anunciaram que são pré-candidatos: senador Paulo Bauer (PSDB), Eduardo Pinho Moreira (MDB), Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB). Na lista dos candidatáveis a uma vaga na majoritária (governador, vice e senadores (duas vagas), estão os nomes do deputado federal Esperidião Amin (PP), deputado federal João Paulo Kleinubing (Democratas), Raimundo Colombo (PSD) e Napoleão Bernardes (PSDB). Até a data fatal das convenções, que será no mês de julho, deve surgir muitas novidades em Santa Catarina.

Confusão de candidatos em Porto União

Para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, como sempre acontece, os menos de 25 eleitores de Porto União vão dividir seus votos com vários candidatos. Os principais líderes do MDB, tudo indica não vai abrir mão de apoiar à reeleição do deputado Valdir Cobalchini. E o partido tem a estrutura mais forte no município. Para a Câmara Federal a tendência deve ser o deputado estadual Carlos Chiodini que almeja uma das 16 cadeiras de Santa Catarina. Já o deputado Antonio Aguiar, que trocou o MDB pelo PSD, está ficando cada vez mais isolados em Porto União, mesma situação em Canoinhas, sua principal base eleitoral.

PSDB vai com certeza com Tebaldi e Caropreso

O PSDB, que tem como principal líder o prefeito Eliseu Mibach e mais três vereadores, além de um Diretório Municipal bem organizado, parece estar definido em favor dos nomes de Marco Tebaldi para a Câmara Federal e Vicente Caropreso à Assembleia Legislativa. Ambos são candidatos à reeleição.

Dois nomes de Porto União para a ALESC

E como sempre acontece – em todas as eleições – candidatos locais (naturais de Porto União) se habilitam a uma das 40 cadeiras do parlamento estadual. O advogado Fioravante Buch Neto (Democratas) está na lista dos pré-candidatos e também o coronel da reserva da PM Paulo Henrique Hemm (PSB). É possível que surja até um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Vai ser uma ‘dispersão’ de votos para vários candidatos.

Ainda tem os dos candidatos do PP

O Partido Popular (PP) também não é muito franco em Porto União. Tem um Diretório Municipal bem organizado e a liderança indiscutível do vereador Luiz Alberto Pasqualin, que é defender à reeleição do deputado Sílvio Dreveck. É impossível ignorar a simpatia, já há muitos anos, que uma significativa parcela do eleitorado de Porto União tem pelo ex-governador e atual deputado federal Esperidião Amin.

Hussein Bakri junto com Valdir Rossoni

Pelo menos aqui em União da Vitória tudo indica que os deputados federal Valdir Rossoni (PSDB) e Hussein Bakri (PSD)  vão estar unidos, sob a coordenação do ex-vereador e prefeito Gilberto Francisco Brittes. Claro que como candidato à Câmara Federal, Rossoni não pode desprezar o apoio de outros candidatos à ALEP, principalmente de Alexandre Curi e Bernardo Carli. Mas – e isso é impossível de impedir – dezenas de outros candidatos de todo o Estado vão ‘descer com suas paraquedas’ em busca de alguns votos em União da Vitória. E será que o MDB ou até o mesmo o PT não terão candidatos locais? Vamos aguardar!.

Pagamento da conta da COPEL nas Lotéricas

Foi a própria governadora Cida Borghetti que determinou que providências fossem tomadas para que as futuras devidas à COPEL pelo consumo de energia elétrica voltassem a ser pagas nas Lotéricas da Caixa Econômica Federal. A suspensão estão causando transtornos à população paranaense.

Vereador passa bem após procedimento coronário

O vereador de Porto União Carlos Roberlei Pinto foi submetido a um procedimento de cateterismo em Clínica de Curitiba. Nota oficial da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal informa que o procedimento foi tranquilo e o vereador está em recuperação.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *