Parece difícil a situação do deputado Antonio Aguiar
(A análise é do jornalista Edinei Wassoaski)
Muito se tem falado ultimamente sobre quem seria o nome ideal para representar Canoinhas na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem. Dois ex-aliados estarão na disputa. Pelo MDB, o ex-prefeito Leoberto Weinert. Pelo PSD, Antonio Aguiar.
Aguiar já teve adversários regionais em outras disputas. Na mais recente, Beto Passos (PSD) abocanhou 17.928 mil votos e, isso, com uma campanha praticamente franciscana. Naquela ocasião, Aguiar encarava sua eleição como certa. Sua expectativa se centrava em quanto ampliaria sua votação para buscar voos mais altos em 2018. A boa campanha que havia feito na região de São Francisco e Joinville, esperava ele, poderia colocá-lo na faixa dos 60 mil votos. Acabou com 39.714 (13.220 em Canoinhas), 29ª posição entre os 40 eleitos.
Agora, contra Weinert e com uma imagem bastante arranhada em Canoinhas, Aguiar precisa de outras táticas para se manter na Assembleia. A tática de ampliar sua presença em outros municípios tem sido mantida, mas a importância de Canoinhas para o deputado se prova pelo fato de a maior fatia de suas emendas ter sido destinada para sua terra natal.
Difícil afirmar que Weinert tem mais condições de tirar votos de Aguiar do que Passos, mas fato é que por Aguiar ter sido do MDB até há poucos meses, a priori, todos os votos que o MDB lhe rendeu em 2014 iriam para Weinert.
Ideal seria se o dois fossem eleitos. Tem como? Sim, basta que ampliem seu território eleitoral. Basicamente, é o que Aguiar tem feito. Weinert, por sua vez, é muito bem visto em Canoinhas e cidades limítrofes. Mas tenho dúvidas sobre sua capacidade para somar para além disso, em Mafra e Porto União, por exemplo.
A Aguiar cabe ficar bem esperto. Sua votação vem caindo desde 2006, quando conseguiu 46.831 votos. Foi a 41.946 em 2010 e, a 39.714 em 2014. Com adversários que surgem cada vez com mais força, fica difícil acreditar na sua permanência na Assembleia. Mais distante, ainda, sua sonhada vaga na Câmara Federal.
A PROPÓSITO: Enquete do portal JMais perguntou qual político melhor representaria Canoinhas na Assembleia Legislativa. Para 43,9% o melhor nome é Beto Passos. Na sequência, para 37,99%, Leoberto Weinert. 14,26% acham que Antonio Aguiar é o melhor nome e 3,86%, Renato Pike.