PR-446 com problema sério e o DER não faz nada! Falta de recursos? Ou de competência!
Já se passam meses que ocorreu na PR-446, que liga a BR-135 à cidade de Porto Vitória, mas que deveria estar asfaltada até Bituruna, beneficiando uma das regiões mais importantes do interior desses dois municípios do Sul paranaense, um grande deslisamento, com a interdição da metade da pista.
Mas, será que, há alguns anos atrás, foi mais fácil, ou de maior interesse de determinado grupo, que a ligação asfaltada a Bituruna partisse da 153, passando por uma região desabitada?
Aí a pavimentação da PR-446, uma estrada pioneira, acabou sendo deixada de lado. Passados alguns anos, o Governo do Estado, através do DER, iniciou a pavimentação com pedras irregulares poliédricas, mas acabou substituída por asfalto, com um trecho consideravelmente longo às margens do Rio Iguaçu.
O asfalto da PR-446 até Porto Vitória foi concluído, mas não teve o necessário prosseguimento até Bituruna, já que aquela cidade estava ligada com trecho asfaltado à BR-153.
Ao longo dos anos, a camada asfáltica do trecho até Porto Vitória foi várias vezes melhorada, mas com visíveis riscos nos trechos muito próximos ao Iguaçu.
Agora – e não foi a primeira vez, pois já ocorreram problemas iguais – o desmoronamento na 446 como mostram as fotos – está novamente com problema e muito sério.
E isso há meses, sem que providências por parte do órgão governamental responsável, que é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sejam tomadas.
O respeitável prefeito de Porto União Kurt Nilsen está, com certeza, sendo diariamente cobrado, mas a reparação urgente do dano da 446 não é problema dele, mas do DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura e Logística.
Uma ação enérgica da AMSULPAR (Associação dos Municípios do Sul do Paraná), que deve ser o instrumento principal de apoio do prefeito Nilsen, deve tomada, cobrando dos deputados da região, principalmente de Hussein Bakri e Valdir Rossoni.
Ou será que o Departamento de Estradas de Rodagem, contrariando as informações de que está tudo bem com a economia do Governo do Estado, está à marginalizada e sem condições de resolver o problema do deslisamento na PR-446?