A informação do possível atraso da folha de pagamento em Santa Catarina
A revelação é do jornalista e analista político Claudio Prisco Paraíso, publicado hoje (24) em seu Blog.
“O último registro que se tem de atraso na folha de pagamento dos servidores estaduais é de 20 anos atrás. Ocorreu no último ano do governo Paulo Afonso Vieira (MDB). Era 1998. O emedebista concorreu à reeleição naquele ano e foi derrotado por Esperidião Amin (PP), que colocou quase 1 milhão de votos de dianteira sobre o rival.
Assim que assumiu, em 1999, Amin determinou o parcelamento dos atrasados. E honrou o compromisso, bem como a folha do funcionalismo. Assim também fizeram Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo em seus dois mandatos consecutivos, com salários sempre pagos em dia.
Agora em 2018 já se fala abertamente em alguns setores do governo, como na Fazenda, sobre a possibilidade, real, de atrasos na folha. Isso vinte anos depois e justamente em governo-tampão do MDB. Eduardo Moreira assumiu, de fato, em 16 de fevereiro; e de direito no dia 7 de abril, depois da renúncia de Raimundo Colombo.
Marca negativa
Caso ocorram atrasos nos pagamentos, seria muito ruim para o Manda Brasa. Estamos novamente em ano eleitoral e novamente sob a batuta do MDB no comando estadual. Outro ponto a ser considerado neste contexto é o décimo terceiro salário do funcionalismo. Desde Luiz Henrique, 50% do décimo vinha sendo pago já em junho ou julho. Virou tradição no governo, também com Raimundo Colombo. Atualmente, sequer se fala no assunto e tampouco há previsão de depósito do salário a mais para o funcionalismo. Estaríamos vivendo uma volta ao passado?”