Joaquim Barbosa é o fato novo para Presidente
Lula da Silva perdeu seis pontos percentuais na mais recente pesquisa DataFolha. Lidera, contudo, nos três cenários da pesquisa estimulada aonde seu nome foi incluído.
Mas o fato novo da corrida presidencial até aqui atende pelo nome de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e principal juiz do mensalão estabelecido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para comprar deputados e senadores.
O magistrado aposentado mal se filiou ao PSB, partido que no Norte e Nordeste ainda não assimila muito sua pré-candidatura, e já aparece em dois cenários oscilando entre 8% e 10% na pesquisa.
Enquanto isso, Geraldo Alckmin está há anos na estrada e não passa de 8%. E com um detalhe. Barbosa navega pelo centro do espectro político, mas belisca votos à esquerda e à direita. Em Santa Catarina, o PSB é pilotado por Paulo Bornhausen. O ex-deputado vê com bons olhos a candidatura de Joaquim Barbosa.
Convergência?
Aqui no Estado de Santa Catarina, contudo, o nome que ainda pode agregar mais apoios é do próprio Alckmin. Seja no MDB, seja no PSD e ou no PP. Como o paulista é tucano de bico longo, estamos falando de quatro dos cinco maiores partidos do Estado.
Mesmo assim, o ex-governador de São Paulo segue patinando. Situação que pode levar lideranças catarinenses a adiarem até o prazo fatal das convenções a definição sobre a questão nacional com vistas ao pleito de outubro. (Claudio Prisco Paraíso).