Liberada colheita e venda de pinhão

A colheita e venda do Pinhão está liberada a partir deste ontem (1) em todo o Paraná e Santa Catarina, de acordo com determinação dos órgãos ambientais oficiais. 

A data, no Paraná, é estabelecida pela portaria nº 046/2015 do IAP, que tem como objetivo garantir a maturação do pinhão e a continuidade da araucária no Estado. É nesta época do ano que as pinhas amadurecem para a reprodução da espécie. A fauna também se alimenta da semente.

A portaria do IAP ainda proíbe, independente da data, a comercialização das pinhas verdes – quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudiciais à saúde, assim como os pinhões que não estão maduros o suficiente para o consumo.

ARAUCÁRIAS

O Paraná vem incentivando o plantio e a colheita do pinhão, com distribuição de mudas e a regulamentação do período da colheita. O objetivo é garantir o consumo sustentável e assegurar a reprodução da araucária sem prejudicar a geração de renda no Estado.

Em 2011, o Paraná foi o primeiro Estado a distribuir gratuitamente mudas para estimular o plantio. Somente em 2016, o IAP produziu cerca de 1,1 milhão de mudas nativas que podem ser solicitadas gratuitamente pelo site do Instituto.


Em Santa Catarina, o controle é feito pela Polícia Ambiental, principalmente no Planalto Norte, região de grande produção. Na verdade, situação idêntica a região Sul e Centro-Sul do Paraná.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *